As obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo já ultrapassaram 83% de execução. Desde a retomada do projeto, em setembro de 2023, o empreendimento — que envolve obras civis, sistemas e trens — avançou mais de 22 pontos percentuais. O destaque vai para os sistemas de energia, sinalização e telecomunicações, que apresentaram progresso superior a 50 pontos percentuais no período.
Entre os principais marcos alcançados estão a conclusão do túnel que conecta o Aeroporto de Congonhas à estação anexa, a instalação de passarelas e coberturas metálicas em várias estações e o lançamento de 203 vigas-guia ao longo da via elevada. Além disso, foi recomposto um trecho de 4,6 km do viário da Avenida Jornalista Roberto Marinho, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Com 6,7 km de extensão, a nova linha será um elo entre o Aeroporto de Congonhas e as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da CPTM, promovendo integração entre modais e beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia. O projeto contempla oito estações modernas, 14 trens com tecnologia de ponta e soluções sustentáveis, como aquecimento solar e reaproveitamento de água da chuva.
As duas primeiras composições já chegaram ao Brasil e estão em fase de testes na via elevada. Os trens são totalmente automatizados, equipados com sistema CBTC (Communication-Based Train Control), que permite intervalos menores entre as composições. Eles também contam com autonomia de até 8 km por meio de baterias, em caso de falta de energia. As demais unidades seguem em produção na China.
A instalação das portas de plataforma está em andamento nas oito estações, assim como os sistemas de energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações. Equipamentos como escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção também estão em fase de montagem e testes.
A operação da Linha 17-Ouro está prevista para 2026. As próximas etapas envolvem a finalização das obras civis, comissionamento dos sistemas e execução do paisagismo. A linha será um reforço importante para a mobilidade na Zona Sul da capital paulista.





