O tatuzão que vai escavar a extensão da Linha 2-Verde, da Penha até Guarulhos, deve chegar ao canteiro de obras da Penha em meados de novembro, segundo informou o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, durante visita às obras da Linha 17-Ouro. O Via Trolebus acompanhou a visita.
Enquanto a primeira tuneladora está sendo montada na Penha — com previsão de escavar até o Complexo Rapadura, completando os oito primeiros quilômetros entre Vila Prudente e Penha — a segunda deverá iniciar sua jornada rumo à estação Dutra em 2026.
O Via Trolebus também acompanhou a etapa de desmontagem da primeira tuneladora na região da Vila Prudente:

No edital de licitação, disponível no site do Metrô, estão descritos os prazos das obras e marcos importantes, como a passagem do tatuzão. Confira os principais pontos:
- Ordens de serviço, elaboração do projeto executivo e serviços ambientais: até 60 dias após a assinatura do contrato.
- Início das obras: 470 dias (cerca de 15 meses) após a assinatura do contrato — o que pode ocorrer por volta de meados de 2026.
- Construção da estrutura de concreto (berço de arraste) e demais estruturas para a chegada, partida e movimentação do tatuzão: 1.199 dias (aproximadamente 39 meses). Isso indica que o tatuzão pode passar pela estação por volta de meados de 2029, caso o contrato seja assinado em 2025.
- Preparo da via para instalação dos trilhos: 2.064 dias (cerca de cinco anos e meio), com previsão para essa etapa começar em meados de 2031.
- Conclusão das obras civis: 2.094 dias (um pouco mais de cinco anos e meio), com finalização prevista entre 2031 e 2032, caso o contrato seja firmado no próximo ano.




