O Rio de Janeiro estuda expandir sua rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), incluindo a possível conversão de trechos do sistema BRT para o modal ferroviário. Uma das propostas em destaque é a implantação de uma nova linha ligando os bairros de Botafogo, Gávea e Leblon.
As informações constam no “Estudo Nacional de Mobilidade Urbana”, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades. A proposta prevê um corredor de 10,4 km de VLT, com 20 estações ao longo da rota, aproveitando faixas de rolamento das ruas São Clemente, Voluntários da Pátria e Jardim Botânico.
O traçado planejado prevê integração com as Linhas 1 e 2 do Metrô, na Estação Botafogo, e com a futura Estação Gávea, da Linha 4. A nova ligação também figura como alternativa a projetos anteriores de metrô de superfície já avaliados pelo PDM (Plano Diretor de Mobilidade) em 2015.
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Atualmente, a região é atendida apenas por linhas de ônibus municipais. Até julho de 2024, o MetrôRio operava o serviço “Metrô na Superfície”, que fazia a conexão entre Botafogo, Gávea e Leblon com ônibus semidiretos. O novo projeto de VLT cobriria exatamente esse trecho, substituindo esse modelo anterior.
O estudo de viabilidade do VLT é mais avançado do que outras propostas similares para a região. Ele já conta com Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), análises de demanda e impactos viários. O projeto foi atualizado em 2024, com base em estudos iniciados em 2016.
Segundo o levantamento, a linha poderia transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. O custo estimado (CAPEX) é de R$ 1,7 bilhão, com despesas operacionais anuais (OPEX) calculadas em R$ 50,8 milhões. A proposta foi inscrita no PAC Mobilidade, buscando recursos para viabilização.




