A cidade de São Paulo recebe, nesta quarta-feira, 23 de julho de 2025, uma nova frota de ônibus elétricos. Serão apresentadas 120 unidades na Praça Charles Miller, na região do Pacaembu.
Com os novos veículos, a capital paulista passa a contar com 640 ônibus elétricos em operação, consolidando-se como a maior frota do tipo no Brasil. No entanto, o número ainda está abaixo de cidades importantes da América Latina, como Santiago e Bogotá, e distante da meta estabelecida para 2024, que previa 2.600 ônibus elétricos em circulação.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Os novos veículos devem operar nas regiões Noroeste, Oeste, Sul e Norte da capital e são identificados por sua pintura na cor verde.
A cidade também mantém em operação 201 trólebus, uma tecnologia consagrada no transporte limpo. Mesmo com a ascensão dos ônibus a bateria, esse tipo de veículo continua recebendo novos pedidos em diversos países. No exterior, os trólebus modernos combinam o uso de pantógrafos com sistemas de baterias: enquanto conectados à rede elétrica, os veículos recarregam suas baterias para operar em trechos sem fiação. No entanto, essa tecnologia ainda não está prevista para implantação em São Paulo.





