O Metrô de São Paulo adiou pela terceira vez a licitação das obras da futura Linha 19-Celeste, que deverá ligar as cidades de São Paulo e Guarulhos.
Segundo publicação no Diário Oficial, foram anunciadas novas datas para as sessões públicas de processamento das Licitações Eletrônicas. A concorrência envolve a execução das obras civis de um trecho com quase 17 quilômetros, entre a atual estação Anhangabaú e a futura estação Bosque Maia, em Guarulhos.
De acordo com a estatal, o adiamento atende a diversos pedidos de empresas interessadas, que justificaram a solicitação com base na complexidade multidisciplinar dos contratos.
Novas datas e detalhes por lote:
- Licitação do Lote 01: compreende o trecho entre VSE-01 e a Estação Jardim Julieta (exclusive), incluindo estações, poços de ventilação e saídas de emergência. A sessão, antes marcada para 22 de julho de 2025, foi remarcada para 22 de setembro de 2025, às 9h.
- Licitação do Lote 02: abrange o trecho entre Estação Jardim Julieta (inclusive) e Estação Vila Maria (inclusive), incluindo estações, pátio, poços de ventilação e saídas de emergência. A sessão, anteriormente prevista para 23 de julho de 2025, ocorrerá em 23 de setembro de 2025, às 9h.
- Licitação do Lote 03: cobre o trecho entre Estação Vila Maria (exclusive) e VSE-18, também com estações, poços de ventilação e saídas de emergência. A nova data da sessão é 24 de setembro de 2025, às 9h — anteriormente marcada para 24 de julho.
Cada um dos trechos mencionados será escavado por um tatuzão diferente. O primeiro tatuzão atuará entre Jardim Julieta e Bosque Maia; o segundo, entre Jardim Julieta e Vila Maria; e o terceiro entre Vila Maria e a região do Bixiga, próximo da estação Anhangabaú.
Dias atrás, o jornal Valor Econômico publicou que há preocupações no setor privado com relação às incertezas sobre o financiamento das construtoras envolvidas, além de dúvidas sobre a real disponibilidade de recursos públicos para a obra até 2031.
BNDES cita projeto
De acordo com o “Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidade nas principais Regiões Metropolitanas do país” (ENMU), iniciativa conjunta do BNDES e do Ministério das Cidades, o ramal metroviário tem potencial para aliviar a sobrecarga nas principais vias de acesso rodoviário entre as duas cidades, como a Rodovia Presidente Dutra e a Rodovia Ayrton Senna, proporcionando uma alternativa de transporte público de alta capacidade. Ademais, a Linha 19-Celeste poderá desempenhará um papel relevante na redistribuição do fluxo de passageiros por toda a rede metroferroviária, ajudando a descongestionar algumas das linhas mais sobrecarregadas do sistema





