A Região Metropolitana de São Paulo pode contar, até o ano de 2054, com aproximadamente 147 quilômetros de metrô, 96 quilômetros de trens urbanos, 257 quilômetros de sistemas BRT ou VLT e mais 64 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus. A estimativa faz parte do Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades.
O relatório aponta que a Grande São Paulo tem capacidade para expandir em 563 quilômetros a malha de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) nas próximas décadas. Com isso, a extensão da rede pode chegar a 1.309 quilômetros, o que aumentaria o número de pessoas atendidas diariamente por meios de transporte mais eficientes de 8,9 milhões para 13,3 milhões. Atualmente, a infraestrutura disponível soma 746 quilômetros.
A chamada “Rede Futura” elevaria de 22% para 49,6% o índice que mede a proporção da população de uma região metropolitana que mora a até 1 km de estações de sistemas de TPC-MAC, como trilhos e corredores de BRT. Esse indicador, conhecido como PNT (People Near Transit), foi desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), uma organização internacional.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a instituição financia atualmente a maior obra de mobilidade urbana em execução na América Latina
“Na região metropolitana de São Paulo, o BNDES está financiando o maior projeto de mobilidade urbana em implantação na América Latina, a Linha 6-Laranja. Com R$ 12,3 bilhões de crédito, o projeto vai atender mais de 600 mil passageiros/dia. E este ano, o BNDES aprovou um novo financiamento, de R$ 2,4 bilhões, para primeira fase da expansão da Linha 2-Verde do metrô paulista. São obras estruturantes que mostram o compromisso do governo do presidente Lula com a mobilidade urbana. O investimento em corredores de transporte mais eficientes é uma política pública necessária para ampliar o acesso a oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das populações mais carentes. Além disso, contribui para o aumento da produtividade e a dinamização da economia nas grandes cidades”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Considerando todas as 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil, o potencial de ampliação das redes de TPC-MAC chega a cerca de 2.500 quilômetros até 2054. A Rede Futura prevista pelo ENMU abrange novas linhas de metrô, trem, VLT, BRT e corredores exclusivos de ônibus.




