A Acciona, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, informou que já instalou escadas rolantes em pelo menos seis das 15 estações previstas no projeto.
Segundo a empresa, 45 escadas rolantes foram instaladas nas estações Brasilândia, Santa Marina, Água Branca e Freguesia do Ó. Os equipamentos contam com tecnologia desenvolvida para suportar alto fluxo de passageiros e superar desníveis que variam entre 3 e 12 metros, conforme as especificações de cada estação.
Para garantir acessibilidade e atender a todos os usuários, a futura linha contará com mais de 400 equipamentos de mobilidade, entre escadas rolantes e elevadores.
As estações que já receberam os equipamentos estão entre as mais adiantadas da obra. De acordo com os dados mais recentes:
- Brasilândia tem 72,4% dos trabalhos concluídos;
- Santa Marina, 81,4%;
- Água Branca, 81,6%;
- Freguesia do Ó, 69,4%.
Com 15,3 quilômetros de extensão, a Linha 6-Laranja ligará o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no centro da capital. A nova conexão deve reduzir drasticamente o tempo de deslocamento no trecho, que hoje leva cerca de 1h30 de ônibus, para apenas 23 minutos de metrô.




