É comum ver circulando nas redes sociais imagens de um trem que trafega pelas ruas sem a necessidade de trilhos, utilizando marcações no solo para se deslocar. Esse tipo de sistema está em fase de testes em diversas cidades, como em Campeche, no México. O meio de transporte ainda foi considerado para ser implantado em São Paulo.
O projeto chamou a atenção do diretor de Planejamento e Transporte da SPTrans, Caio Luz, que visitou o local recentemente.
“Em Campeche, Patrimônio Mundial da UNESCO, visitei o Tren Ligero, que está em em período de teste e cuja operação comercial se iniciará em 28 de julho. Consiste em um sistema ART (Autonomous Rail Rapid Transit), uma solução moderna que mistura o conforto do trem com a flexibilidade dos ônibus”, publicou Caio em suas redes sociais.
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Esse novo modal fará a ligação entre o centro histórico de San Francisco de Campeche, o aeroporto da cidade e a estação do Trem Maya.
São Paulo pode receber a tecnologia
A Prefeitura de São Paulo tem planos de lançar, ainda dentro da atual gestão, uma licitação para a construção e operação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região central da capital. O projeto contempla duas linhas que devem funcionar como agentes de transformação do espaço urbano, associadas a outras medidas que vão além do aspecto da mobilidade.
O relatório técnico da administração municipal, intitulado “Subsídios à Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos como parte do Plano de Requalificação Urbanística do Centro de São Paulo com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável”, está disponível no site da Prefeitura. O documento apresenta algumas alternativas tecnológicas analisadas para a implantação do sistema. Em outras palavras, são opções que poderão ser adotadas para o futuro sistema de bondes modernos a ser implantado no centro da maior metrópole da América do Sul.

O texto também cita possíveis fornecedores, como Siemens, Alstom, Hyundai Rotem, CAF, Vossloh e CRRC. Esta última, empresa chinesa, demonstrou recentemente um VLT com trilhos virtuais, chamado de ART – Autonomous Rail Rapid Transit.
A definição do modelo de veículo a ser utilizado, ou as alternativas que o operador poderá adotar, devem ser conhecidas apenas com a publicação do edital de licitação. A meta 52 do plano de metas da atual administração prevê como objetivo “viabilizar o VLT Bonde São Paulo” por meio da conclusão dos estudos técnicos e da publicação do edital do projeto.
O Via Trolebus conheceu o ART durante a InnoTrans 2024, em Berlim:





