O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta segunda-feira (14), às 6h30, a nova Estação Itararé, primeira a ser revitalizada dentro da etapa inicial do projeto de modernização do Metrô de Teresina. A ação é conduzida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). Além da estação, será entregue o trecho da linha férrea entre Itararé e a estação Dirceu II.
Considerado o maior investimento em mobilidade urbana já realizado em Teresina, o projeto de modernização está recebendo, só na primeira fase, R$ 193 milhões. Os recursos vêm de um convênio entre a Setrans e o Ministério das Cidades, com repasses da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo Estadual.
A fase inicial contempla a duplicação dos 13,5 quilômetros da linha férrea entre o bairro Itararé, na zona Sudeste, e o Centro da capital. A mudança permitirá a operação de dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) ao mesmo tempo, em sentidos opostos, o que deve ampliar a capacidade do sistema e reduzir o intervalo entre as viagens.
Além da Estação Itararé, também estão incluídas no projeto as reformas das estações Frei Serafim, Boa Esperança e Renascença, a reestruturação da oficina de manutenção e a implantação de um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), que permitirá o monitoramento em tempo real de toda a rede.
“Estamos satisfeitos com o avanço das obras, que seguem dentro do cronograma e com padrão de qualidade. A Estação Itararé está concluída: é moderna, arejada e oferece conforto aos usuários. Já concluímos os primeiros quilômetros da duplicação da linha férrea. Estamos implantando 30 mil dormentes de concreto e trilhos soldados com tecnologia aluminotérmica, que aumenta a segurança e permite maior velocidade dos VLTs”, afirmou o secretário da Setrans, Jonas Moura.
A previsão é que todas as obras sejam concluídas até 2026, trazendo melhorias significativas para o transporte público da capital piauiense.







