Governo de SP deve fechar aditivo para viabilizar as extensões da Linha 6-Laranja
O Governo de São Paulo pretende firmar um novo aditivo contratual com a concessionária Linha Uni para viabilizar as duas extensões previstas da Linha 6-Laranja de metrô, que atualmente está em obras entre Brasilândia e São Joaquim. O primeiro trem do novo ramal foi apresentado nesta quinta-feira (10).
A proposta é expandir a linha nas duas extremidades: de São Joaquim até o Parque da Mooca e de Brasilândia até Velha Campinas. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, o novo aditivo poderá ser firmado ainda neste semestre. A declaração foi dada durante a coletiva de imprensa realizada na cerimônia de entrega do primeiro trem da linha.
Tatuzão aguarda retomada das escavações
A tuneladora sul, responsável pela escavação do trecho entre o Rio Tietê e São Joaquim, concluiu sua operação em um poço logo após a conexão com a Linha 1-Azul, o VSE Felício dos Santos.
“É um equipamento extremamente difícil de obter, e temos o privilégio de contar com três tatuzões operando aqui no estado de São Paulo. Ele está aguardando o desfecho dessa negociação para que possamos iniciar a próxima escavação”, afirmou o governador.
As duas extensões somam 6,6 km de novos trilhos – sendo 4,1 km no sentido sudeste e 2,5 km no sentido noroeste. No caso da expansão norte, os túneis devem ser escavados utilizando o método NATM (Novo Método Austríaco de Tunelamento).