A Alstom e a EFE Trenes de Chile renovaram sua parceria com a assinatura de um novo contrato de manutenção da sinalização ferroviária da linha suburbana Santiago-Nos, que cobre 23 quilômetros entre a Estação Central e a cidade de Nos. O acordo inclui também a manutenção do centro de controle operacional e pode ser estendido por mais cinco anos.
A renovação reforça o compromisso da Alstom com o transporte ferroviário chileno. “Temos orgulho de contribuir com nossa tecnologia de ponta para melhorar a mobilidade em Santiago e renovar nosso compromisso com a EFE Trenes”, destacou Denis Girault, diretor administrativo da Alstom no Chile.
A linha conta atualmente com 22 trens modulares do modelo Alstom X’Trapolis, com dois vagões cada e capacidade para transportar até 512 passageiros. Para garantir um serviço mais seguro e confiável, o contrato prevê ainda o fornecimento de peças de reposição e suporte técnico para reduzir interrupções causadas por falhas técnicas ou atos de vandalismo.
Segundo Daniel Padilla, gerente de Engenharia de Manutenção da EFE Trenes de Chile, a renovação do acordo é um passo fundamental para manter o serviço eficiente e seguro. “Ter um parceiro com profundo conhecimento da operação nos permite reduzir falhas, melhorar a experiência do passageiro e manter os altos padrões de qualidade da nossa malha ferroviária”, afirmou.
A Alstom seguirá responsável por integrar sistemas embarcados que controlam e monitoram a operação dos trens, além de fornecer soluções de comunicação e assistência aos passageiros. A iniciativa também reforça a continuidade dos serviços em outras rotas, como a Limache–Puerto, da EFE Valparaíso.