Locomotiva histórica restaurada estreia passeio ferroviário em SP

Jean Carlos

Neste final de semana, foi iniciada a operação do Expresso Mantiqueira, um serviço turístico que operou em Cruzeiro, no estado de São Paulo, e que, no futuro, deve integrar um roteiro ferroviário entre São Paulo e Minas Gerais.

Uma das locomotivas utilizadas, segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), foi a ALCO RSD8, que teve seu restauro concluído em 2024. Trata-se de uma locomotiva diesel-elétrica fabricada nos Estados Unidos em 1958, adquirida originalmente para operar nas linhas de bitola métrica da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Jean Carlos

O trem parte da estação Cruzeiro com destino à estação Rufino de Almeida. A composição conta, além da locomotiva da antiga Fepasa, com um vagão tipo “jardineira” e uma locomotiva vermelha e laranja da antiga Rede Ferroviária. No local, está sendo montado um museu ferroviário.

De acordo com a ABPF, a “jardineira” que integrará a composição é de fabricação nacional e foi construído a partir de um antigo vagão plataforma. Passou por uma restauração completa, em um trabalho minucioso realizado na marcenaria da estação de São Lourenço, em Minas Gerais.

Jean Carlos

Ao longo de sua trajetória, o veículo foi utilizado em diferentes ferrovias. Seu primeiro uso foi na linha turística entre Pedregulho e Rifaina. Após a desativação desse trecho, foi transferido para Cruzeiro, onde operou por um período no antigo Trem da Serra. Com a interrupção desse serviço, o carro foi levado para São Lourenço, onde permaneceu por alguns anos até ser completamente restaurado. Após a restauração, passou a circular ocasionalmente no Trem das Águas.

Os bilhetes davam acesso à locomotiva ou ao vagão jardineira. O passeio durava cerca de 30 minutos, em um trecho totalmente restaurado pela ABPF. A viagem completa tem aproximadamente 60 minutos de duração. Por enquanto, não há previsão de operação contínua. As viagens deverão ocorrer somente em datas comemorativas e durante eventos na cidade.

Jean Carlos
Jean Carlos
Jean Carlos

 

Expansão para Minas e integração futura

A expectativa é que, futuramente, o trem turístico chegue até a divisa com Minas Gerais, ampliando o roteiro e permitindo integração com o futuro Trem Intercidades, planejado para ligar São Paulo a São José dos Campos.

Algumas das pessoas que ajudaram a colocar o projeto de pé, resgatando a memória do trem – Foto: Jean Carlos

A proposta busca valorizar o patrimônio ferroviário do Vale Histórico, com potencial para beneficiar 12 municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que somam cerca de 469 mil habitantes.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus