A ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela e integrante do Grupo Motiva, estaria em processo de aquisição de novos trens da fabricante chinesa CRRC, segundo apuração do Via Trolebus. A compra acontece após a empresa ter adquirido 29 composições da sul-coreana Hyundai Rotem.
A nova frota, composta por seis trens, deve ser destinada à futura extensão da Linha 4-Amarela, entre as estações Vila Sônia e Taboão da Serra. Recentemente, a empresa obteve autorização da CETESB para o início das obras.

A aquisição representa uma mudança no perfil dos fornecedores de trens do antigo Grupo CCR, que anteriormente havia comprado cerca de 36 composições da Alstom para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Ainda não há prazo definido para a chegada das novas composições, nem confirmação se os trens serão fabricados no Brasil. Se a compra for confirmada, a ViaQuatro vai seguir o Metrô de São Paulo, que adquiriu 44 composições da fabricante chinesa.
O site apurou que a empresa promoveu uma licitação, e uma das subsidiárias da fabricante chinesa teria apresentado a melhor oferta.