O projeto da Linha 22-Marrom do Metrô de São Paulo promete ligar a cidade de São Paulo, na região do Sumaré, até Cotia, cruzando a USP e a parte sul de Osasco. O novo eixo metroviário promete oferecer um alívio para quem passa horas na Rodovia Raposo Tavares, seja de ônibus ou de carro.
Atualmente, a Linha 22 está em sua fase de anteprojeto de engenharia e estudos de solo, um passo anterior ao projeto básico, que por sua vez está atrás do projeto executivo e das obras. Um prazo para o início de operação é muito aguardado pelos passageiros, e geralmente as empresas ligadas ao governo não se comprometem com datas, para não gerar ainda mais expectativas.
O que não foi o caso do prefeito de Cotia, Welington Formiga (PDT), que em suas redes sociais falou abertamente sobre quando a linha pode receber passageiros:
“O processo levará cerca de 1 ano e meio para obtenção das licenças ambientais, seguido por mais 2 anos de elaboração do projeto e, então, 8 anos de construção até a conclusão da obra. Se Deus quiser, em 2036, as próximas gerações poderão andar de metrô — de Cotia até o centro de São Paulo — em apenas 38 minutos”, afirmou.
Se o prazo do prefeito for seguido, as obras seriam iniciadas em meados de 2028. Para tanto, o projeto básico deverá ser contratado até 2026.
Linha diferente
O Metrô planeja uma linha um pouco diferente das demais, a começar pelos tamanhos dos trens, que podem ter cinco carros ao invés de seis. A proposta foi apresentada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento organizado pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).
As composições também poderão ser mais estreitas, com 2,65 metros de largura, diferente dos modelos das Linhas 1, 2 e 3 (3,147 mm) e das Linhas 4 e 5 (2,8 metros). A bitola escolhida será a padrão internacional, de 1.435 mm, mesma utilizada nas Linhas 4, 5 e 6.
O carregamento previsto é de 45.864 usuários por hora em cada sentido nos horários de pico, com uma frota estimada de 47 composições, com bancos posicionados voltados para o corredor e encostados nas laterais. Cada trem poderá transportar pouco mais de 1.200 passageiros.
O intervalo entre trens no horário de pico poderá ser de 100 segundos. A previsão é que a Linha 22-Marrom atenda cerca de 678 mil passageiros por dia.