CPTM contrata empresa para nova linha no litoral sul

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contratou a empresa Solo Topografia e Georreferenciamento Ltda. para a prestação de serviços de levantamento aerofotogramétrico planialtimétrico georreferenciado, com o objetivo de subsidiar estudos de expansão da malha ferroviária para transporte de passageiros no eixo sul e regiões adjacentes. Segundo comunicado publicado no Diário Oficial, o contrato terá prazo de vigência de nove meses.

A empresa será responsável por levantar as condições da antiga ferrovia Santos–Cajati, que possui quase 200 quilômetros de extensão e parte de São Vicente até o Vale do Ribeira, margeando o litoral sul e atravessando municípios como Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O ramal operou até 2002.

As análises irão subsidiar estudos da CPTM voltados a um eventual novo atendimento ferroviário na região. A operadora tem avaliado novas conexões ferroviárias no estado, que vêm servindo de base para projetos como os do Trem Intercidades. Ainda não é possível saber se o novo atendimento será operado por exemplo, por trem, por VLT ou por serviços turísticos.

A malha de trem intercidades

Já a Secretaria de Parcerias e Investimentos, em outro documento, divulgou um mapa com os futuros eixos ferroviários em estudo, além dos quatro projetos prioritários:

  • Eixo Norte – São Paulo – Campinas (obras começam em 2026)
  • Eixo Oeste – São Paulo – Sorocaba (leilão previsto para este ano)
  • Eixo Leste – São Paulo – São José dos Campos (leilão previsto para 2027)
  • Eixo Sul – São Paulo – Santos (leilão previsto para 2027)
Fonte: SPI

No caso do eixo sul, dois dos três caminhos estudados usaria a ferrovia Santos-Cajati, a partir de Mongaguá:

SPI

O mapa ainda mostra possíveis conexões regionais diretas, sem a necessidade de passar pela Região Metropolitana de São Paulo, como:

  • Sorocaba – Campinas
  • Campinas – Araraquara
  • Campinas – Ribeirão Preto
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus