A implantação do novo sistema de sinalização, conhecido em inglês como European Train Control System (ETCS), deve permitir a interoperabilidade dos serviços entre as linhas de trens metropolitanos e os trens intercidades no estado de São Paulo.
Uma das possibilidades é a integração entre as áreas de atuação da TIC Trens e da Trívia Trens, ambas operadoras que fazem — ou farão — parte do Grupo Comporte.
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Nesta terça-feira, o Via Trolebus participou de um encontro com o diretor-presidente da TIC Trens, Pedro Moro, em um evento voltado à mídia especializada em transporte coletivo e mobilidade. Questionado sobre um possível serviço conectando, por exemplo, o eixo norte do Trem Intercidades ao Aeroporto de Guarulhos, Moro respondeu: “Por que não?”
Apesar de a ideia ainda estar em estágio bastante inicial e sem definição clara das rotas que poderão ser implantadas, Moro explicou que o novo sistema de sinalização pode abrir essas possibilidades “daqui a seis anos”. A nova tecnologia deverá estar presente em todas as linhas de trens metropolitanos, além da futura malha de trens intercidades. Em outras palavras, um trem que opera em uma linha, poderia rodar em outra, inclusive de outra operadora por meio de autorização de viagem.