BVG fecha novo pedido de 270 ônibus elétricos Solaris e avança na eletrificação da frota
A Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), principal operadora de transporte público de Berlim, responsável pelos serviços de metrô, bonde, ônibus e balsas, firmou uma nova encomenda de ônibus elétricos articulados da fabricante Solaris. O pedido, realizado dentro do contrato-quadro vigente entre as partes, adiciona mais 270 veículos ao lote inicial de 50 ônibus elétricos de 18 metros, cuja entrega foi concluída recentemente. A nova transação ultrapassa 220 milhões de euros, tornando-se uma das maiores aquisições de ônibus elétricos da história da empresa alemã.
Este novo lote amplia a solicitação feita originalmente em dezembro de 2023, quando a BVG recebeu as primeiras unidades dos veículos articulados da Solaris, que já circulam nas ruas da capital alemã. O acordo firmado com a fabricante prevê o fornecimento de até 700 ônibus elétricos ao longo de oito anos. Os novos veículos serão equipados com baterias Solaris High Energy e poderão ser carregados via tomada padrão ou pantógrafo.
A BVG vem conduzindo uma transição rumo à eletrificação total de sua frota, modernizando também sua infraestrutura para atender às exigências da mobilidade sustentável. O novo contrato reforça esse compromisso e mostra a confiança da BVG na CAF Group, grupo espanhol ao qual a Solaris pertence.
A Solaris, por sua vez, já entregou mais de 5.500 veículos de emissão zero, incluindo ônibus elétricos, trólebus e veículos movidos a hidrogênio. Desde 2012, lidera o mercado europeu em entregas desse tipo, com 3.074 unidades em operação até o final de 2024, o que representa quase 14% da frota de ônibus de emissão zero na Europa. Somente em 2024, 705 veículos foram entregues a diferentes clientes no continente.
Além da forte presença no setor de ônibus elétricos, o grupo CAF também está envolvido em diversos projetos ferroviários na Alemanha. A empresa forneceu bondes para cidades como Freiburg, Essen, Bonn e Hanover, além de mais de 70 trens com baterias para operadoras regionais VRR e NWL, na região da Renânia.