Tuneladora Cora Coralina se prepara para nova etapa na Linha 2-Verde
A tuneladora Cora Coralina, considerada o maior tatuzão em operação na América Latina, chegou ao Poço Falchi Gianini em maio. Desde então, a máquina que escavou a extensão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e a Penha, está passando por processo de desmontagem. Após essa etapa, será remontada na região da Penha para escavar o trecho restante dos túneis, completando cerca de 8 quilômetros.

O Via Trolebus visitou nesta semana o canteiro de obras onde ocorre a desmontagem da tuneladora e, em breve, lançará um episódio especial no canal do YouTube mostrando os bastidores desse processo. Durante a visita, o site conversou com Thiago de Oliveira Pires, engenheiro civil do Metrô de São Paulo, que explicou detalhes sobre o funcionamento e a realocação do equipamento.
Segundo o engenheiro, a previsão é que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura comece em novembro deste ano. A máquina iniciou sua primeira fase de escavação em novembro de 2023 e levou cerca de 18 meses para chegar até Vila Prudente. Agora, será deslocada para a segunda fase dos trabalhos.


A estimativa é que a tuneladora chegue novamente ao Complexo Rapadura em novembro de 2026, após abrir mais 4 quilômetros de túneis. Essa etapa permitirá a conclusão das escavações, além da posterior instalação de trilhos e sistemas.
A primeira fase da obra, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem previsão de entrega em 2027. Já a segunda fase, que vai de Vila Formosa até a Penha, deve ser concluída em 2028.