Curitiba quer R$ 1 bi para ônibus elétricos e energia solar

Divulgação: Volvo

Câmara de Curitiba aprova financiamento para ônibus elétricos e energia solar

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em primeiro turno nesta terça-feira (24), projetos de lei que autorizam o Executivo a contratar empréstimos que somam mais de R$ 1 bilhão. Os recursos serão destinados à ampliação da frota de ônibus elétricos e à geração de energia solar dentro do programa Curitiba Carbono Neutro. A meta é alcançar 30% da frota descarbonizada até 2030 e 100% até 2050.

Os debates na sessão, que duraram cerca de três horas, foram marcados por ampla discussão sobre os benefícios da eletrificação da frota. O líder do governo, Serginho do Posto (PSD), afirmou que os estudos começaram em 2018 e defendeu o impacto ambiental positivo da medida. Ele lembrou que os projetos de lei tratam apenas da autorização legislativa para as operações de crédito, sem retirar recursos de outras áreas. Segundo ele, a aquisição dos novos veículos será concluída em 2026, já sob nova concessão do transporte coletivo.

Entre os destaques da discussão, o primeiro-vice-líder do governo, Jasson Goulart (Republicanos), reforçou que a iniciativa representa um avanço rumo à modernização e à redução da poluição, com impacto direto na qualidade do ar e da saúde pública. Já a segunda-vice-líder, Rafaela Lupion (PSD), destacou os ganhos para os passageiros e moradores expostos diariamente à poluição veicular. Parlamentares como Andressa Bianchessi (União), Pier Petruzziello (PP), Fernando Klinger (PL), Marcos Vieira (PDT) e Sidnei Toaldo (PRD) também se manifestaram favoravelmente, destacando as vantagens fiscais, ambientais e urbanas da proposta.

A primeira proposta aprovada autoriza um empréstimo de até R$ 380 milhões junto ao BNDES, destinado à compra de 54 ônibus articulados elétricos para a Linha Inter 2 e à instalação de dois eletropostos públicos. A operação contará com juros subsidiados pelo Fundo Clima, do Novo PAC, com taxa anual de 7,35%, carência de 12 meses e prazo de amortização de 15 anos. O projeto foi aprovado com 28 votos favoráveis e 4 contrários.

Na votação, os vereadores rejeitaram uma emenda aditiva (26 a 6), que propunha a publicação de relatórios semestrais com indicadores de desempenho da frota elétrica, como redução de CO₂ e custo operacional por passageiro. A autora da emenda, Camilla Gonda (PSB), defendeu a medida como instrumento de transparência, enquanto o governo argumentou que o foco da matéria é a operação de crédito, e não a gestão do sistema de transporte.

A segunda proposta aprovada diz respeito a um financiamento de até € 100 milhões (cerca de R$ 637,6 milhões) com o banco alemão KfW. Os recursos serão usados para aquisição de ônibus elétricos para as linhas BRT Leste-Oeste e Interbairros II, que atendem cerca de 355 mil passageiros por dia. Também está prevista a instalação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos como escolas e terminais. A taxa de juros é de 3,46% ao ano, com prazo total de 15 anos e carência de 5 anos. A proposta recebeu 27 votos favoráveis e 4 contrários.

Em documento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Executivo justificou os projetos ressaltando os benefícios ambientais, sanitários e fiscais. A eletrificação da frota em linhas estruturais pode evitar 909 hospitalizações e 32 mortes em 30 anos, além de gerar economia de R$ 97,6 milhões com internações e óbitos evitados.

Além dos benefícios à saúde pública, o governo destacou que, apesar do maior custo inicial, os ônibus elétricos oferecem economia operacional a longo prazo. Segundo o Ippuc, os veículos têm vida útil superior, custo por quilômetro até 69% menor em comparação ao diesel, e gastos com manutenção até 72% menores, o que compensa o investimento inicial ao longo do tempo.

Encaminhados à Câmara em regime de urgência no dia 14 de maio, os dois projetos tramitavam com prazo máximo de 45 dias para votação em plenário. Com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Economia e Serviço Público, ambos entraram na ordem do dia desta terça-feira e seguem para segunda votação nesta quarta (25).

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus