Novo monotrilho de SP é montado na China

Renato Lobo | Via Trolebus

Novo trem da Linha 15-Prata está em produção na China; S32 já chegou a SP

De acordo com o relatório mais recente de empreendimentos do Metrô, o décimo quarto trem de um lote de 19 unidades de monotrilhos está atualmente em fase de montagem na China. A composição, identificada como S41, está sendo produzida em uma fábrica operada por meio de uma joint venture entre a CRRC e a Alstom.

Fonte: Metrô de SP

Enquanto isso, o sexto trem do lote, de número S32, chegou há algumas semanas ao Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo.

Da China para o Pátio Oratório

As 19 novas composições da Linha 15-Prata estão sendo fabricadas na cidade de Wuhu, na China. O modelo é o Innovia 300, o mesmo dos 27 trens anteriores, produzidos originalmente pela Bombardier, que estão em operação. Desde 2021, com a aquisição da empresa canadense, a Alstom passou a ser responsável pelo projeto, assumindo a fabricação e desenvolvimento dos veículos.

Além dos monotrilhos destinados a São Paulo, a planta de Wuhu também produz trens para o sistema local, além de fornecer material rodante para o novo monotrilho de Bangkok, na Tailândia. A unidade também atende projetos em cidades como Liuzhou (China), Cairo (Egito), o Distrito Financeiro King Abdullah (Arábia Saudita), Santiago de los Caballeros (República Dominicana) e Monterrey (México), este último com o sistema Metrorrey, que opera em quatro municípios da região metropolitana.

Cada carro, após finalizado, é transportado de Wuhu até Xangai, percorrendo cerca de 380 km por via rodoviária. Em Xangai, os carros são embarcados em navios rumo ao Brasil, em uma travessia de cerca de 60 dias até o Porto de Santos. Em linha reta, o trajeto equivale a mais de 18 mil quilômetros.

Depois do desembarque e dos trâmites alfandegários, os carros são levados por sete carretas especiais até o Pátio Oratório, na zona leste da capital, utilizando o sistema rodoviário Anchieta–Imigrantes. O transporte ocorre durante a madrugada, para minimizar impactos no tráfego.

Renato Lobo | Via Trolebus

No pátio, cada vagão é cuidadosamente alinhado e encarrilado na ordem correta. Por exemplo, no caso do trem S30 (o Via Trolebus acompanhou o desembarque desse trem), o carro S301 foi o primeiro a ser posicionado, enquanto o S307 foi o último. A organização segue o padrão em que o primeiro carro sempre aponta para o sentido Ipiranga, e o último, para Cidade Tiradentes.

Para posicionar os carros sobre a viga de operação, o caminhão é alinhado em uma viga de ligação, uma estrutura-guia que conecta a área de descarga à via elevada. Após o alinhamento, funcionários empurram manualmente cada carro até a posição final. Um colaborador permanece dentro do veículo para acionar o freio no momento exato da parada.

Renato Lobo | Via Trolebus

Concluído o encarrilamento dos sete carros, a composição é montada e segue para uma bateria de testes estáticos e dinâmicos, etapa essencial antes de ser liberada para o transporte de passageiros.

Resumo:

🛤️ Como os novos trens da Linha 15-Prata chegam ao Brasil

🏭 1. Fabricação em Wuhu (China)

  • Produzidos pela joint venture PATS (Alstom + CRRC)
  • Modelo: Innovia 300 (mesmo dos 27 primeiros trens)
  • Cidade também fabrica trens para Tailândia, Egito, México e outros

🚛 2. Transporte até Xangai

  • Cada carro percorre 380 km por rodovia até o porto
  • Embarque em navios rumo ao Brasil

🌍 3. Travessia internacional

  • Viagem marítima de 60 dias até o Porto de Santos
  • Trajeto total: mais de 18 mil km

4. Desembarque e transporte até SP

  • Após liberação no porto, cada trem é levado por 7 carretas especiais
  • Transporte noturno pelo sistema Anchieta–Imigrantes até o Pátio Oratório

🏗️ 5. Encarrilamento no Pátio Oratório

  • Carros posicionados na ordem exata (ex: S301 a S307)
  • Alinhamento feito em viga de ligação
  • Vagões empurrados manualmente até a via elevada
  • Um operador aciona o freio no momento certo

🔧 6. Testes e preparação

  • Após montagem, o trem passa por testes estáticos e dinâmicos
  • Só então entra em operação com passageiros
Renato Lobo | Via Trolebus

Trem sem operador

As composições contam com a tecnologia UTO (Unattended Train Operation) — sistema de operação automática sem condutor, o mesmo utilizado na Linha 4-Amarela.

Entre os destaques dos novos trens estão os sistemas de vigilância por câmeras, iluminação em LED e um sistema inteligente de gerenciamento de energia, recursos que contribuem para mais conforto, eficiência e segurança na operação.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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