Confira onde serão as estações do VLT no centro de SP

Fonte: Prefeitura de SP

Projeto Bonde São Paulo propõe duas linhas de VLT para requalificar mobilidade no Centro

O projeto Bonde São Paulo, que prevê a implantação de duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), tem como objetivo reorganizar a mobilidade no Centro da capital paulista.

O site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) divulgou novas informações sobre a iniciativa, que poderá atender até 130 mil pessoas por dia. Além de facilitar os deslocamentos, o VLT também pode atuar como indutor de requalificação urbana, tornando o Centro mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas.

A proposta prevê o estímulo ao uso do transporte coletivo e à circulação de pedestres, promovendo um ambiente urbano mais humano e acolhedor. Experiência semelhante ocorreu no Rio de Janeiro, com o VLT carioca.

Fonte: Prefeitura de SP

Os dois trajetos

Com duas linhas e cerca de 12 km de extensão, o Bonde São Paulo conectará bairros estratégicos como Bom Retiro e Brás, dando acesso facilitado a pontos culturais e econômicos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. O trajeto também contemplará espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé e Parque Dom Pedro II.

O VLT será integrado a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM, além de considerar sua conexão com o BRT da Radial Leste e a futura Linha Celeste do Metrô.

Estações Previstas

Linha 1 – Sibipiruna (circular)

Estações previstas:

  • Largo do Paissandu
  • Praça Júlio Mesquita
  • Avenida Duque de Caxias
  • Praça Princesa Isabel
  • Rua Mauá
  • Rua Prates
  • Rua Solon
  • Rua do Areal
  • Rua José Paulino
  • Parque da Luz
  • Rua Cásper Líbero
  • Praça Alfredo Issa
  • Retorno ao Largo do Paissandu

Linha 2 – Jequitibá (Circular – Dois Sentidos)

Trecho principal:

  1. Largo do Paissandu
  2. Praça da República (Par)
  3. Av. São João
  4. Av. Prestes Maia
  5. Av. Pedro Lessa / Vale do Anhangabaú
  6. Av. Senador Queirós
  7. Av. Mercúrio / Mercadão
  8. Av. Mercúrio / Mercado
  9. Rua da Figueira
  10. Av. Rangel Pestana
  11. Rua Anita Garibaldi
  12. Praça João Mendes
  13. Rua Maria Paula (Ímpar)
  14. Rua Maria Paula (Par)
  15. Rua Jaceguai (Ímpar)
  16. Rua Jaceguai (Par)
  17. Rua da Consolação
  18. Rua Vieira de Carvalho
  19. Praça da República (Ímpar)

Trechos opcionais (em estudo):

  • Opção A:
    • Av. São João (conecta com Praça da República)
  • Opção B:
    • Av. São Luís
    • Rua Cel. Xavier de Toledo
    • Praça Ramos de Azevedo
  • Opção C:
    • Rua Direita
    • Vale do Chá
    • Rua da Quitanda
    • Rua da Consolação (Mercadão)
    • Rua Dom Pedro II
    • Av. Rangel Pestana (Fecap)
Fonte: Prefeitura de SP

Em que pé está o projeto?

Um Grupo de Trabalho Intersecretarial acompanha o desenvolvimento do Bonde São Paulo. Após a conclusão dos estudos técnicos, a SMUL, a SP Urbanismo e a Secretaria do Governo Municipal (SGM) irão definir a modelagem, os investimentos e os custos de implantação. O processo também contará com audiências e consultas públicas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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