Projeto Bonde São Paulo propõe duas linhas de VLT para requalificar mobilidade no Centro
O projeto Bonde São Paulo, que prevê a implantação de duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), tem como objetivo reorganizar a mobilidade no Centro da capital paulista.
O site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) divulgou novas informações sobre a iniciativa, que poderá atender até 130 mil pessoas por dia. Além de facilitar os deslocamentos, o VLT também pode atuar como indutor de requalificação urbana, tornando o Centro mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas.
A proposta prevê o estímulo ao uso do transporte coletivo e à circulação de pedestres, promovendo um ambiente urbano mais humano e acolhedor. Experiência semelhante ocorreu no Rio de Janeiro, com o VLT carioca.

Os dois trajetos
Com duas linhas e cerca de 12 km de extensão, o Bonde São Paulo conectará bairros estratégicos como Bom Retiro e Brás, dando acesso facilitado a pontos culturais e econômicos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. O trajeto também contemplará espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé e Parque Dom Pedro II.
O VLT será integrado a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM, além de considerar sua conexão com o BRT da Radial Leste e a futura Linha Celeste do Metrô.
Estações Previstas
Linha 1 – Sibipiruna (circular)
Estações previstas:
- Largo do Paissandu
- Praça Júlio Mesquita
- Avenida Duque de Caxias
- Praça Princesa Isabel
- Rua Mauá
- Rua Prates
- Rua Solon
- Rua do Areal
- Rua José Paulino
- Parque da Luz
- Rua Cásper Líbero
- Praça Alfredo Issa
- Retorno ao Largo do Paissandu
Linha 2 – Jequitibá (Circular – Dois Sentidos)
Trecho principal:
- Largo do Paissandu
- Praça da República (Par)
- Av. São João
- Av. Prestes Maia
- Av. Pedro Lessa / Vale do Anhangabaú
- Av. Senador Queirós
- Av. Mercúrio / Mercadão
- Av. Mercúrio / Mercado
- Rua da Figueira
- Av. Rangel Pestana
- Rua Anita Garibaldi
- Praça João Mendes
- Rua Maria Paula (Ímpar)
- Rua Maria Paula (Par)
- Rua Jaceguai (Ímpar)
- Rua Jaceguai (Par)
- Rua da Consolação
- Rua Vieira de Carvalho
- Praça da República (Ímpar)
Trechos opcionais (em estudo):
- Opção A:
- Av. São João (conecta com Praça da República)
- Opção B:
- Av. São Luís
- Rua Cel. Xavier de Toledo
- Praça Ramos de Azevedo
- Opção C:
- Rua Direita
- Vale do Chá
- Rua da Quitanda
- Rua da Consolação (Mercadão)
- Rua Dom Pedro II
- Av. Rangel Pestana (Fecap)

Em que pé está o projeto?
Um Grupo de Trabalho Intersecretarial acompanha o desenvolvimento do Bonde São Paulo. Após a conclusão dos estudos técnicos, a SMUL, a SP Urbanismo e a Secretaria do Governo Municipal (SGM) irão definir a modelagem, os investimentos e os custos de implantação. O processo também contará com audiências e consultas públicas.