Novo trem do monotrilho chega ao Pátio Oratório e amplia modernização da Linha 15-Prata
Na madrugada desta sexta-feira (13), o sexto trem do monotrilho da Linha 15-Prata chegou ao Pátio Oratório, após ser transportado em sete carretas especiais desde o Porto de Santos. A chegada da composição deve reforçar a frota do ramal que atende atualmente cerca de 140 mil passageiros por dia na Zona Leste de São Paulo.
O novo trem, assim como os anteriores, passará por montagem e testes estáticos no pátio. Já os trens S29, S30 e S31 se encontram em fase de testes dinâmicos, onde são avaliadas condições como aceleração, frenagem, simulações de falhas e funcionamento da sinalização automatizada. Durante essa etapa, os trens circulam vazios, com sacos de areia distribuídos nos vagões para simular o peso de passageiros.

As novas composições são produzidas na China pela joint-venture PATS, formada pelas empresas Alstom e CRRC. Os trens operam no modo GoA4/UTO (Unattended Train Operation), o mesmo da Linha 4-Amarela, ou seja, com operação totalmente automatizada e sem condutor embarcado. As unidades contam ainda com câmeras de monitoramento, iluminação LED e sistemas inteligentes de energia, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros.
Mais dois trens em Santos
Atualmente, dois novos trens encontram-se no Porto de Santos, em processo de liberação aduaneira, e devem ser enviados ao Pátio Oratório nas próximas semanas. Outras duas composições estão em trânsito marítimo, a caminho do Brasil. Além disso, mais cinco trens estão em fase de produção e testes na China.
Ao todo, o contrato prevê a entrega de 19 novas composições até 2026, em consonância com a expansão da Linha 15-Prata até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego.