Na primeira audiência pública, vereadores e prefeitos da região entre São Paulo e Sorocaba solicitaram a inclusão de duas novas estações no serviço parador do Trem Intercidades, eixo Oeste.
O evento contou com a presença de prefeitos e vereadores, que reivindicaram paradas do trem em Alumínio e Mairinque. A prefeita de Mairinque, doutora Ana Paula, defendeu a inclusão da estação no município devido ao potencial turístico da região.
No caso de Mairinque, os vereadores também destacaram a importância histórica do município no contexto ferroviário.
O trem parador deve partir de Sorocaba, com paradas em Brigadeiro Tobias, São Roque, Itapevi e Carapicuíba, chegando a São Paulo na estação Água Branca. A cobrança da passagem será proporcional ao quilômetro rodado.
Já Augusto Almudi, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), ao responder os pedidos, informou que as duas cidades podem, sim, receber as estações. No entanto, ressaltou que essas paradas são classificadas como investimentos contingentes — ou seja, podem ou não sair do papel, dependendo da demanda de passageiros nos municípios.