A estação Pinheiros foi cogitada para receber um trem que ligaria a capital com Sorocaba, segundo um estudo elaborado a pedido do governo estadual.
O estudo técnico publicado na consulta pública do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste — que ligará São Paulo a Sorocaba — apontou, entretanto, a estação Água Branca como a melhor opção para terminal do serviço na capital paulista. O relatório, divulgado recentemente, detalha as análises realizadas para definir o local mais adequado para receber a nova linha de transporte ferroviário regional.
De acordo com o documento, a escolha da estação Água Branca foi considerada a mais vantajosa após um extenso processo de consultas e avaliações que envolveu consultores técnicos, o Governo do Estado de São Paulo e o International Finance Corporation (IFC). O estudo levou em conta critérios como integração com outros modos de transporte, impacto socioeconômico, tempo de viagem e viabilidade técnica.

A análise comparou duas alternativas: a implantação do terminal em Água Branca ou na estação Pinheiros. Embora a segunda opção tenha sido considerada, os especialistas concluíram que Pinheiros apresentava uma série de limitações, como a faixa de domínio insuficiente da Linha 9-Esmeralda, que dificultaria a construção de novas vias e plataformas. Além disso, a necessidade de remanejar estruturas importantes, como a ciclovia e a via expressa da Marginal Pinheiros, foi apontada como um obstáculo relevante.
Por outro lado, a estação Água Branca oferece maior potencial de integração, especialmente com a futura Linha 6-Laranja do Metrô e com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM. O local também poderá, no futuro, ser conectado à Linha 9-Esmeralda, caso se concretizem projetos de implantação de plataformas para essa linha. Além disso, a proximidade com o Terminal Rodoviário da Barra Funda foi destacada como um fator que amplia ainda mais as possibilidades de conexão intermodal.
Os responsáveis pelo estudo ressaltaram que, apesar da escolha, ainda será necessário realizar levantamentos de engenharia de campo mais aprofundados, especialmente para confirmar a viabilidade técnica de um traçado por Água Branca sem a necessidade de túnel. As imagens preliminares indicam que, entre as regiões de Domingos de Morais e Lapa, a presença de edificações próximas à faixa de domínio pode exigir obras especiais, como túneis ou elevados, ou até desapropriações significativas. O edital prevê um viaduto ferroviário na região de cerca de 2 quilômetros.
A decisão de adotar a estação Água Branca como terminal também considerou o potencial de transformação urbana e valorização do bairro, que já é alvo de intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB). A perspectiva é que a chegada do Trem Intercidades incentive o desenvolvimento socioeconômico da região, consolidando-a como um novo hub de mobilidade metropolitana e regional.