O leilão do túnel Santos-Guarujá, inicialmente previsto para agosto, foi adiado para o dia 5 de setembro de 2025, conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
Segundo a administração estadual, a mudança no cronograma foi motivada pelas contribuições técnicas recebidas durante o roadshow internacional realizado na Europa, que reuniu importantes empresas do setor de infraestrutura interessadas no projeto.
Durante a visita, surgiram sugestões relevantes para o aprimoramento do modelo de concessão, da estrutura financeira e das especificações técnicas do edital. Essas propostas estão sendo incorporadas com o objetivo de qualificar ainda mais o processo licitatório, aumentar a atratividade do empreendimento e reforçar a segurança jurídica e operacional do projeto.
A concessão terá duração de 30 anos, englobando a construção, operação e manutenção do sistema. A concessionária será remunerada por meio da tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte de recursos e receitas acessórias. O critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, visando mais eficiência e benefícios à população.
Estrutura
Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros submersos sob o canal —, o túnel será o primeiro desse tipo no Brasil. A obra representa um marco tecnológico para a engenharia nacional, ao adotar a técnica internacional de túnel imerso, já utilizada com sucesso em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul.
A infraestrutura contará com três faixas por sentido, incluindo uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que futuramente vai ligar Santos ao distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, além de uma galeria para pedestres e ciclistas.