Trabalhadores do Metrô de São Paulo estão em campanha salarial, e nesta semana uma nova assembleia pode ditar os rumos das negociações.
Segundo um comunicado da entidade, será “uma ASSEMBLEIA DECISIVA que vai decidir os rumos da nossa Campanha Salarial e da luta contra a privatização.” No texto não é citado se haverá greve, mas historicamente, nesta época do ano em que há a campanha salarial, há movimentações grevistas.
Além do pleito por aumento salarial, o Sindicato dos Metroviários vem realizando uma série de ações contra a concessão das linhas de trem e metrô. Esse movimento ocorre em paralelo à possibilidade de concessão das linhas operadas pela estatal. Há um documento que mostra prazos de privatização das linhas.
O material destaca que, em 2023, a IFC (International Finance Corporation) assinou um mandato com o Governo do Estado de São Paulo para estruturar um programa voltado à expansão e modernização do sistema ferroviário paulista, com foco em integração econômica, conectividade e sustentabilidade.

No que se refere ao Metrô, o documento aponta a intenção de “acelerar a expansão da rede por meio da concessão dos serviços de expansão, operação e manutenção das linhas metroviárias.”
Lotes previstos:
1º lote – Linhas 1-Azul e 20-Rosa
- Investimento estimado (CAPEX): R$ 37 bilhões
- Previsão de edital: 1º trimestre de 2026
A Linha 1-Azul é a mais antiga da rede, ligando o Jabaquara ao Tucuruvi. Já a futura Linha 20-Rosa está prevista para conectar Santo André a Santa Marina, passando por São Bernardo do Campo e bairros da capital como Vila Livieiro, Cursino, Moema e Lapa.
2º lote – Linhas 3-Vermelha e 19-Celeste
- CAPEX: R$ 23 bilhões
- Previsão de edital: 3º trimestre de 2026
A Linha 3-Vermelha liga Itaquera à Barra Funda, enquanto a nova Linha 19-Celeste será um eixo entre o centro de São Paulo (região do Anhangabaú) e Guarulhos, cruzando a Zona Norte.
3º lote – Linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Marrom
- CAPEX: R$ 27 bilhões
- Previsão de edital: 4º trimestre de 2026
A Linha 2-Verde vai da Vila Madalena à Vila Prudente, com expansão em andamento até a Via Dutra, em Guarulhos. A Linha 15-Prata é o monotrilho que conecta a Vila Prudente ao Jardim Colonial e deverá ser ampliado até o Ipiranga e Jacu-Pêssego. Já a nova Linha 22-Marrom deve ligar Sumaré a Cotia, passando por Osasco.