A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) está realizando obras de manutenção corretiva nos trilhos da Linha Turística do Bonde, na Rua da Constituição, no Centro Histórico de Santos, próximo ao Outeiro de Santa Catarina. A intervenção visa garantir a segurança e o bom desempenho dos bondes, além de preparar o trajeto para a retomada da circulação dos veículos elétricos.
De acordo com comunicado da prefeitura de Santos, os trabalhos seguem ao longo de maio e incluem verificação da medida interna dos trilhos, substituição de parafusos de fixação e travamento. A execução está a cargo da equipe técnica da manutenção ferroviária.
Na próxima etapa, será feita a instalação dos cabos da rede aérea. A ampliação do circuito deve incluir o trecho entre o Outeiro, a Casa do Trem Bélico e outros pontos históricos e turísticos do município.
A linha turística parte da Estação do Valongo, edifício de 1867 que pertence à primeira ferrovia paulista, e percorre o Centro Histórico com veículos restaurados dos séculos 19 e 20. O trajeto conta com audioguia e tradução em libras.
Os bondes, vindos da Escócia, Portugal, Itália e Japão, compõem o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Motorneiros e condutores usam uniformes inspirados nos modelos históricos utilizados na época em que os bondes faziam parte da rotina de transporte da cidade.
As passagens custam R$ 7, com meia-entrada para maiores de 60 anos, professores e estudantes mediante comprovação. Os passeios acontecem de terça a domingo, das 10h30 às 17h.