Documento detalha tarifa do futuro trem SP-São José

Antiga Estação de Trem de Jacareí/SP • Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil • ao sul da Avenida Bernadino de Campos - Foto: Geogast

O edital do Trem Intercidades Eixo Oeste trouxe à tona alguns detalhes sobre o futuro serviço que deve ligar as cidades de São Paulo e Sorocaba, como informações sobre frota, trajeto e tarifas. Um dos diversos documentos publicados apresenta um esboço do que pode ser implementado nos dois próximos projetos de trens de passageiros, após a implantação do Eixo Oeste, cujo leilão está previsto para ocorrer ainda em 2025.

No documento intitulado “Novo modelo proprietário de demanda de viagens em quatro etapas para a rede da Macrometrópole de São Paulo – Relatório Individual – TIC Oeste”, são descritos, por exemplo, aspectos tarifários do futuro Eixo Leste, que deve ligar São Paulo a São José dos Campos.

O relatório também detalha uma possível parada do serviço expresso. É importante destacar que o leilão deste projeto está previsto apenas para 2027, incluindo a publicação do edital e a assinatura do contrato. Ou seja, até lá, muitos elementos podem ser alterados, como, por exemplo, os valores de tarifa.

Renato Lobo | Via Trolebus

Possível tarifa

O documento aponta uma tendência já observada nos eixos Oeste e Norte: a cobrança de tarifa proporcional à quilometragem percorrida. Segundo os dados da consulta pública, o valor estimado para o trajeto completo entre São Paulo e São José dos Campos seria de aproximadamente R$ 45. Já o trecho entre Mogi das Cruzes e São Paulo custaria cerca de R$ 18,33, enquanto a viagem entre São José dos Campos e Mogi das Cruzes sairia por cerca de R$ 26,67.

Trajeto

O esquema tarifário apresentado anteriormente deixa claro qual trajeto foi considerado para o trem entre São Paulo e São José dos Campos: parte do percurso utiliza a Linha 11-Coral e depois segue pela ferrovia de carga até Guararema e, em seguida, até São José dos Campos. No entanto, esse trajeto tem como base um estudo realizado em 2020.

Desde então, a atual gestão estadual divulgou, por meio do site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que outros trajetos estão sendo analisados. Entre as alternativas, estão o uso da Linha 12-Safira com conexão em Itaquaquecetuba ou até mesmo a utilização de trechos rodoviários — como será o caso do Eixo Oeste, que usará parte da Rodovia Castelo Branco.

Ou seja, a depender das recomendações do estudo conduzido pela International Finance Corporation (IFC), cuja conclusão está prevista para o quarto trimestre de 2026, diversos aspectos do projeto ainda podem ser alterados — incluindo a quilometragem percorrida, as estações intermediárias e, consequentemente, os valores das tarifas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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