Tatuzão conclui 1º túnel da Linha Leste de Fortaleza

A tuneladora TBM 02, conhecida como “tatuzão”, concluiu nesta segunda-feira (12) a escavação do primeiro túnel subterrâneo da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O equipamento perfurou a parede diafragma da futura Estação Colégio Militar, encerrando um trajeto de 1.734 metros iniciado na Estação Chico da Silva, no Centro da cidade.

Com 120 metros de comprimento, mais de mil toneladas e operando a cerca de 30 metros de profundidade, a máquina instalou 1.156 anéis de concreto — chamados de aduelas — que revestem o túnel de seis metros de diâmetro. A obra está sob responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra).

“A chegada da tuneladora à Estação Colégio Militar marca um avanço decisivo para essa linha, que será a primeira totalmente subterrânea do Nordeste e também a primeira escavada por tuneladora na região. Isso mostra o pioneirismo do Ceará na área de mobilidade”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão.

Quando finalizada, a Linha Leste terá cinco estações — Tirol-Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu — ao longo de 7,3 km. A previsão é atender cerca de 150 mil passageiros por dia.

Com a chegada à Colégio Militar, a TBM 02 entrará em manutenção por três meses. Depois, seguirá escavando em direção à Estação Nunes Valente, com expectativa de chegada até o fim de 2025.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus