O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez um balanço das atividades realizadas nesta segunda-feira (12), durante o primeiro dia da visita oficial do presidente Lula à China, em Pequim.
Durante entrevista à imprensa, o ministro ressaltou que o principal objetivo da viagem é aprofundar a cooperação entre os dois países e concretizar os acordos firmados durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, em novembro do ano passado.
Rui Costa também adiantou que um novo anúncio sobre investimentos em infraestrutura será feito nesta terça-feira (13). Segundo ele, Brasil e China devem firmar a criação de um fórum permanente voltado à ampliação da parceria nos setores ferroviário e rodoviário.
“Estamos estruturando fóruns específicos para incentivar a presença chinesa no setor ferroviário, incluindo a instalação de fábricas de trens, metrôs, VLTs e outros equipamentos no Brasil. Também será criado um espaço para que empresas chinesas da área de infraestrutura possam acompanhar com antecedência os leilões de concessões de rodovias, portos e aeroportos no país. Essa medida é estratégica, já que os processos internos de decisão na China costumam demandar mais tempo, e o prazo padrão de 100 dias entre a publicação de um edital e o leilão pode ser insuficiente para viabilizar a participação dessas companhias”, explicou o ministro.