Documento cita prazo para concessão das Linhas do Metrô de SP

Fonte: Metrô de São Paulo

Apresentação sobre o Trem Intercidades revela possíveis prazos para concessões de linhas do Metrô e novas expansões

Uma apresentação da consulta pública do Trem Intercidades Eixo Oeste (São Paulo–Sorocaba) revela possíveis cronogramas para a concessão de linhas metroviárias atualmente operadas pelo Metrô, além de detalhar futuras extensões do sistema.

O material destaca que, em 2023, a IFC (International Finance Corporation) assinou um mandato com o Governo do Estado de São Paulo para estruturar um programa voltado à expansão e modernização do sistema ferroviário paulista, com foco em integração econômica, conectividade e sustentabilidade.

No que se refere ao Metrô, o documento aponta a intenção de “acelerar a expansão da rede por meio da concessão dos serviços de expansão, operação e manutenção das linhas metroviárias.”

Lotes previstos:

1º lote – Linhas 1-Azul e 20-Rosa

  • Investimento estimado (CAPEX): R$ 37 bilhões
  • Previsão de edital: 1º trimestre de 2026
    A Linha 1-Azul é a mais antiga da rede, ligando o Jabaquara ao Tucuruvi. Já a futura Linha 20-Rosa está prevista para conectar Santo André a Santa Marina, passando por São Bernardo do Campo e bairros da capital como Vila Livieiro, Cursino, Moema e Lapa.

2º lote – Linhas 3-Vermelha e 19-Celeste

  • CAPEX: R$ 23 bilhões
  • Previsão de edital: 3º trimestre de 2026
    A Linha 3-Vermelha liga Itaquera à Barra Funda, enquanto a nova Linha 19-Celeste será um eixo entre o centro de São Paulo (região do Anhangabaú) e Guarulhos, cruzando a Zona Norte.

3º lote – Linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Bordô

  • CAPEX: R$ 27 bilhões
  • Previsão de edital: 4º trimestre de 2026
    A Linha 2-Verde vai da Vila Madalena à Vila Prudente, com expansão em andamento até a Via Dutra, em Guarulhos. A Linha 15-Prata é o monotrilho que conecta a Vila Prudente ao Jardim Colonial e deverá ser ampliado até o Ipiranga e Jacu-Pêssego. Já a nova Linha 22-Marrom deve ligar Sumaré a Cotia, passando por Osasco.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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