Quatorze das 40 composições do VLT de Salvador já foram entregues à unidade da CAF em Hortolândia (SP), onde passam por revisão e adaptações técnicas. As demais unidades devem chegar até o final de 2025. Conforme forem finalizadas, as composições seguirão para Salvador. A previsão é que os testes nos trilhos comecem no início de 2026. As composições estão vindo de Cuiabá, onde seriam usados em um sistema de VLT que acabou sendo descontinuado.
Na semana passada, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, visitou a sede da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) na cidade. Ele destacou que a retomada das atividades da fábrica foi impulsionada pelo contrato com o Governo da Bahia, que prevê a modernização dos 40 trens que atenderão à região do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Segundo Zezé, o projeto tem gerado empregos e movimentado a economia local. “Com os investimentos no transporte ferroviário de passageiros e, agora, com a revisão dos VLTs de Salvador, a CAF voltou a operar ativamente em Hortolândia após um período de baixa atividade. A empresa já contratou mais de 60 novos funcionários e, com apoio do nosso PAT, deve ampliar ainda mais esse número, o que é muito positivo para a cidade”, afirmou o prefeito.
O presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, explicou que os trens, embora em bom estado, estão passando por uma revisão completa. “Todas as unidades estão sendo desmontadas e inspecionadas. Mais de 60 mil itens estão sendo substituídos, garantindo que cada composição esteja em condições equivalentes a uma nova. A revisão inclui a carroceria, os motores, os sistemas elétrico e mecânico, além da troca de peças de borracha, baterias e a renovação da pintura”, detalhou Meirelles.