TCE quer explicações ao Governo e Concessionária sobre morte no metrô

Renato Lobo | Via Trolebus

Tribunal de Contas cobra explicações após morte de passageiro na Linha 5-Lilás

Após a morte de um passageiro na estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) notificou a concessionária responsável pela linha e o Governo do Estado para que prestem esclarecimentos sobre o acidente. O caso ocorreu no dia 6 de maio, quando o passageiro ficou preso entre a porta do trem e a porta de plataforma, na zona sul da capital.

O despacho, assinado pelo conselheiro Dimas Ramalho, foi emitido no âmbito do processo que acompanha a execução contratual da concessão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro. A empresa responsável, a Concessionária das Linhas 5 e 17 do Metrô de São Paulo S.A., terá cinco dias para apresentar um relatório detalhado sobre as circunstâncias do acidente, as providências tomadas, o suporte oferecido à família da vítima e os investimentos realizados em segurança desde o início da concessão, com dados anuais.

O TCE também quer saber se a concessionária possui seguro de responsabilidade civil para situações do tipo, se já houve ocorrências semelhantes no passado e se o sistema de segurança estava funcionando corretamente no momento do incidente.

Além da concessionária, a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo do Estado também foi notificada. O Tribunal solicita que o órgão informe quais medidas legais e contratuais foram adotadas em relação aos serviços prestados pela empresa desde o ocorrido.

O que diz a ViaMobilidade?

Sobre a ocorrência, a empresa informou em nota que desde a adoção das portas de plataformas pelo sistema metroviário em SP, a concessionária sempre orientou seus passageiros sobre o uso seguro desse equipamento por meio de placas, avisos sonoros, luminosos, monitores e campanhas de conscientização nas estações, nos trens e em seus canais de comunicação.

“Além dos sensores de fechamento, que já existem e impedem que um trem parta se qualquer porta estiver aberta, a concessionária trabalha em um projeto para a implantação de sensores adicionais de presença”, diz a ViaMobilidade.

A empresa ainda afirma que Cabe a tecnologia é muito recente e seu uso no mundo ainda é uma exceção, sendo a concessionária uma das pioneiras na adoção deste tipo de solução. Sua instalação envolve uma série de questões técnicas e testes, razão pela qual sua implantação não é imediata.

“Na linha 5-Lilás, o cronograma prevê concluí-la no primeiro trimestre de 2026, data que pode ser antecipada conforme os resultados dos testes”, completa a empresa.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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