Estação Anália Franco chega a 70% de conclusão

Divulgação: Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo concluiu no último sábado (26) mais uma etapa importante nas obras da futura Estação Anália Franco, da Linha 2-Verde. A concretagem da laje de fundo começou às 5h30 e terminou às 19h45, totalizando 1.540 m³ de concreto — o equivalente a 193 caminhões betoneira.

Essa fase marca o avanço significativo da construção, que já alcançou 70% de execução.

A futura estação busca a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), voltada para construções sustentáveis. Desde sua concepção, o projeto adota soluções ecológicas para reduzir impactos ambientais e promover o uso eficiente de recursos naturais.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Entre as iniciativas estão o reaproveitamento de água, tratamento de efluentes com geobags — sacos geotêxteis que separam resíduos sólidos de líquidos —, controle de erosão, coleta seletiva e monitoramento da qualidade do ar com uso de filtros.

Economia de água na operação futura

Após a inauguração, a estação contará com dispositivos que prometem reduzir em até 20% o consumo de água. Também haverá um sistema de captação de água da chuva, que será utilizada na irrigação de áreas verdes e na limpeza das instalações.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Expansão da Linha 2-Verde segue até 2028

O trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa tem previsão de conclusão para 2027. A ampliação completa da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha, terá 8,3 km de trilhos e oito novas estações, com entregas previstas em etapas até dezembro de 2028.

Com a conclusão da expansão, a linha deverá transportar cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia, ampliando a mobilidade e melhorando a qualidade de vida dos moradores da Zona Leste da capital paulista.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus