Saiba quanto vai custar a passagem do trem SP-Sorocaba

Governo de São Paulo abre consulta pública para Trem Intercidades Oeste, entre Água Branca e Sorocaba

O Governo do Estado de São Paulo iniciou a consulta pública do projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que prevê uma ligação ferroviária entre a Estação Água Branca, na capital, e a cidade de Sorocaba. O leilão de concessão está previsto para ocorrer ainda em 2025, com a assinatura do contrato estimada para o ano seguinte, em 2026.

De acordo com o edital preliminar, o serviço será composto por duas modalidades: um trem expresso, que fará o trajeto direto entre Água Branca e Sorocaba, e um trem parador, com paradas intermediárias nas estações Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba.

Leia também:

A concessionária responsável pelo TIC Oeste terá direito à receita tarifária após o início da operação comercial, utilizando um sistema próprio de arrecadação. Essa receita será composta pelas tarifas dos dois serviços: a tarifa do trem expresso e a tarifa do trem parador, que será proporcional à distância percorrida.

Disposição das plataformas para cada serviço – Foto: Tic Trens

Tarifa do serviço expresso

O valor inicial da tarifa do serviço expresso será de R$ 45,00, com reajuste monetário baseado na variação do IPCA entre a data-base do contrato e o mês anterior ao início da operação comercial.

Tarifa do serviço parador

Já a tarifa do serviço parador será calculada a partir da tarifa do trem expresso, multiplicada por um fator de quilometragem, que varia de acordo com a distância entre as estações de origem e destino. Por exemplo, uma viagem entre Sorocaba e São Roque corresponderá a 41,52% do valor do serviço expresso, enquanto um deslocamento entre Sorocaba e Água Branca representa 100% da tarifa.

Fonte: SPI

Flexibilização tarifária

A concessionária poderá propor variações nas tarifas, desde que com aprovação prévia da ARTESP, levando em conta critérios como frequência de uso por um mesmo passageiro, horários de viagem, origem e destino, volume de créditos adquiridos, antecipação na compra e serviços especiais, como trens com maior conforto ou voltados a eventos turísticos e culturais.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus