Metrô de São Paulo conclui ampliação do Complexo Vila Prudente

Divulgação

As obras de ampliação e requalificação do Complexo Vila Prudente foram concluídas, trazendo melhorias significativas para os mais de 132 mil passageiros que utilizam diariamente as estações das Linhas 2-Verde e 15-Prata. As intervenções promovem mais fluidez na circulação, conforto e acessibilidade para quem transita entre os modais.

Mais espaço e integração entre as linhas

Com um investimento de R$ 57 milhões, o projeto adicionou 1.200 m² de novas áreas ao complexo, incluindo um novo edifício de conexão entre as duas linhas. Foram instaladas 10 escadas rolantes e 4 escadas fixas, o que facilita o deslocamento entre os diferentes níveis das estações. A nova área na plataforma leste da Linha 2-Verde ajudou a redistribuir o fluxo de passageiros, reduzindo as aglomerações nos horários de pico.

Acessibilidade e segurança reforçadas

Para garantir acessibilidade a todos, o complexo ganhou uma nova rampa de acesso e uma escada fixa mais larga na Rua Cavour. O piso externo foi substituído por um material antiderrapante, que oferece mais segurança, especialmente em dias de chuva.

Divulgação

Revitalização do entorno e mais conveniência

O entorno da estação também passou por melhorias. Foram reformados e ampliados 1.200 m² de áreas verdes, 1.200 m² de calçamento com piso drenante e 900 m² de calçadas. Novas baias para táxis, carros de aplicativo e ônibus foram implantadas, além da ampliação da área comercializável para 241 m², o que possibilita a instalação de novos serviços e comércios no local.

Mais agilidade e conforto na interligação

O novo prédio de 290 m², localizado na área de integração entre as duas linhas, oferece mais conforto aos passageiros. Doze contadores de fluxo foram instalados para monitoramento em tempo real, auxiliando na gestão de demanda e na operação do sistema.

Divulgação

Melhorias estruturais e operacionais

A estação ganhou um novo telhado, fechamento em vidro e melhorias nos sistemas de ventilação e iluminação. Foram instaladas 108 novas luminárias nas áreas de interligação, mezanino e plataformas. Além disso, dois novos sanitários públicos (masculino, feminino e PCD) foram entregues, ampliando os serviços disponíveis.

Os equipamentos de ventilação, antes localizados nas plataformas, foram realocados para áreas externas, liberando mais espaço para os passageiros. As salas operacionais também foram readequadas para otimizar o uso interno da estação.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus