Durante uma entrevista concedida ao podcast da 2ª Expo ESG, o Secretário de Estado Rafael Benini detalhou os avanços e planos para os projetos de Trens Intercidades (TIC) em São Paulo.
Atualmente, o estado possui quatro eixos prioritários em desenvolvimento para transporte de passageiros em médias distâncias, além do primeiro projeto já leiloado — o Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, com passagem por Jundiaí.
O próximo eixo a ser viabilizado é o Eixo Oeste, que conectará São Paulo a Sorocaba. A expectativa é que o edital e o leilão ocorram ainda em 2025. Na sequência, está o Eixo Leste, ligando a capital paulista a São José dos Campos, com previsão de leilão em 2027. Por fim, o Eixo Sul, entre São Paulo e a Baixada Santista, deve ter sua concessão lançada em 2028.
Um quinto eixo em estudo
Durante a entrevista, além dos quatro eixos principais, Benini mencionou um novo projeto em fase de análise: um trem que partirá de Sorocaba, passará por Campinas e seguirá até Ribeirão Preto, formando assim um quinto eixo ferroviário de média distância.
Novas conexões no interior
O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos também apresenta uma lista de outras possíveis rotas regionais além dos cinco eixos principais. Entre elas estão:
- Trem Intercidades Marília–Sorocaba
- Trem Intercidades Ribeirão Preto–Franca
- Trem Intercidades Santos–Cajati
- Trem Intercidades Campinas–Araraquara
- Trem Intercidades São José dos Campos–Taubaté
O prazo para a instalação dessa malha ainda é desconhecido.