Governo Federal estuda nova ferrovia ligando Brasil ao Peru via Oceano Pacífico
O Governo Federal avalia a criação de uma nova ferrovia internacional, que cortaria o território brasileiro até alcançar o porto de Chancay, no Peru, situado às margens do Oceano Pacífico, a aproximadamente 80 quilômetros da capital Lima.
Delegação chinesa visita obras da Fiol
Na última semana, engenheiros ferroviários do governo chinês estiveram em Ilhéus (BA) para conhecer de perto o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A comitiva visitou tanto o trecho Fiol 1 quanto as instalações do Porto Sul, como parte dos estudos de viabilidade para a construção de um Corredor Bioceânico ligando o Brasil ao Peru.
Segundo o Ministério dos Transportes, o projeto está sendo analisado por empresas chinesas, com o objetivo de criar uma rota estratégica de comércio entre os oceanos Atlântico e Pacífico, fortalecendo a integração comercial entre a China e os países da América do Sul.
Corredor estratégico para o escoamento de cargas
De acordo com Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário, o plano prevê um corredor ferroviário estruturante para o transporte de cargas, partindo do leste da Bahia e cruzando estados como Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre até atingir o Peru. Toda a produção agrícola e mineral da região central do país poderia ser transportada por essa malha ferroviária até o Pacífico.
Fiol é peça-chave na integração
A Fiol 1, com 537 quilômetros de extensão entre Caetité e Ilhéus, é considerada um elo essencial para o sucesso do projeto. Sua integração com o Porto Sul permitirá o escoamento de cargas de forma mais eficiente. As obras da ferrovia e do terminal portuário estão sob responsabilidade da Bahia Mineração S.A. (Bamin).
O projeto, batizado de Fico-Fiol, inclui a concessão à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da própria Fiol. Com 2.700 quilômetros de extensão planejada e investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões, a iniciativa faz parte do Novo PAC e será conectada à Ferrovia Norte-Sul, formando um importante corredor logístico nacional.
Integração continental via Lucas do Rio Verde
Leonardo Ribeiro destaca que grande parte da infraestrutura já está pronta. A proposta é utilizar o traçado existente até Lucas do Rio Verde (MT) e, a partir dali, construir um novo trecho rumo ao Pacífico, levando grãos e minérios brasileiros até o porto de Chancay, promovendo uma nova rota comercial para o país.