Tarcísio de Freitas apresenta projeto do túnel Santos-Guarujá
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, embarcou nesta segunda-feira (21) para mais um roadshow internacional, o terceiro realizado em 2025. Desta vez, a agenda passa por Dinamarca, Holanda e Noruega, com o objetivo de atrair investimentos para grandes projetos de infraestrutura do estado, especialmente os ligados ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP).
Projetos estratégicos em destaque
Entre os principais empreendimentos apresentados aos investidores estão o Túnel Imerso Santos-Guarujá, considerado uma das obras mais esperadas do litoral paulista, e o conjunto de Travessias Hídricas, que visam melhorar a mobilidade em regiões com grandes corpos d’água.
Comitiva paulista e encontros com gigantes do setor
A delegação do governo paulista é composta por nomes importantes da gestão estadual, como o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e a secretária de Comunicação, Lais Vita. Durante a missão, estão programadas reuniões com executivos de empresas internacionais reconhecidas nas áreas de mobilidade, engenharia e logística, como:
- Ballast Nedam
- TEC Tunnel
- Immontec
- Ruter
- LNS
- Sweco
- DFDS
- Maersk
- Femern A/S
Túnel Santos-Guarujá
Para Tarcísio, os projetos apresentados representam a nova fase da infraestrutura paulista. Ele destaca especialmente o Túnel Santos-Guarujá, que deverá tirar do papel um sonho de quase um século:
“Estamos realizando uma transformação histórica em São Paulo, conectando regiões e melhorando a qualidade de vida da população. O túnel, por exemplo, vai gerar empregos e atrair investimentos para a Baixada Santista. É uma prova do nosso compromisso com a modernização e a eficiência”, declarou o governador.
Visita ao túnel Fehmarnbelt, inspiração para o projeto paulista
Um dos pontos altos da viagem será a visita técnica ao túnel submerso Fehmarnbelt, atualmente em construção entre Dinamarca e Alemanha. Com 18 km de extensão, quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, a estrutura é considerada uma das maiores do mundo e serve como modelo técnico para a obra planejada no Brasil.
O primeiro túnel imerso do Brasil
O Túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso do país. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, o projeto terá:
- Três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)
- Ciclovia e passagem para pedestres
- Concessão patrocinada de 30 anos
O leilão da concessão está marcado para 1º de agosto de 2025, com um investimento estimado em R$ 6 bilhões. Terá participação do Governo Federal em verbas.