Sistema avança: Trecho 1 já tem 18% das obras concluídas
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador continuam e trilhos já são vistos. Nesta semana, o Trecho 1, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, atingiu 18% de execução. O avanço foi verificado durante uma visita técnica realizada nesta segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, que esteve no local acompanhado por técnicos da Companhia de Transportes da Bahia (CTB).
Visita técnica
Durante a visita, o governador reforçou o compromisso do governo estadual com a entrega das primeiras etapas do novo modal. Ele também destacou que o projeto é viabilizado com recursos do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em parceria com a gestão do presidente Lula.
“Já temos frentes de trabalho em andamento nos demais trechos, mas este lote, entre a Calçada e a Ilha de São João, foi o nosso compromisso inicial com a população do Subúrbio”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Linha de teste até o fim do ano
De acordo com Eracy Lafuente, diretor de obras da CTB, o projeto já conta com 1,6 quilômetro de via permanente instalada — um feito inédito em menos de nove meses em obras ferroviárias no país. A meta, segundo ele, é ousada: até dezembro deste ano, deve ser possível realizar testes com trens em uma linha de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua.
Capacidade para 100 mil passageiros por dia
Com previsão de transportar até 100 mil pessoas diariamente, o novo sistema de VLT será operado pela CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O projeto completo prevê 36 quilômetros de trilhos, 34 paradas e um investimento total estimado em cerca de R$ 5 bilhões.

Estrutura do projeto: três trechos simultâneos
A implantação do VLT foi dividida em três grandes trechos, cada um sob responsabilidade de um consórcio diferente. A divisão permite que as obras avancem ao mesmo tempo, otimizando os prazos de entrega.
Trecho 1 – Ilha de São João a Calçada
- Extensão: 16,7 km
- Paradas: 17, incluindo a Estação Calçada
- Responsável: Consórcio Expresso Mobilidade Salvador
Trecho 2 – Paripe a Águas Claras
- Extensão: 9,2 km
- Paradas: 8
- Integração: Sistema Metroviário de Salvador (SMSL)
- Responsável: Consórcio VLT Lote 2
Trecho 3 – Águas Claras a Piatã
- Extensão: 10,5 km
- Paradas: 9
- Integração: SMSL no Bairro da Paz
- Responsável: Consórcio Bahia Atlântico