A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da SPTrans, incorporou uma nova embarcação à frota do Aquático-SP. O barco Talha-Mar passa agora a operar na travessia entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, na represa Billings, Zona Sul da capital.
O Talha-Mar entra em substituição ao Biguá II, que fazia parte do sistema desde o início da operação assistida, em maio de 2024. Totalmente novo, o novo barco possui 48 assentos, ampliando a capacidade de transporte em comparação ao Biguá II, que contava com 30 lugares.
Entre os diferenciais, o Talha-Mar dispõe de ar-condicionado, banheiro, espaço reservado para bicicletas e acessibilidade para cadeirantes. A embarcação é equipada ainda com dois motores de popa a diesel, tecnologia considerada exclusiva no país. Os barcos Bororé e Santo Amaro, com capacidade para 60 passageiros, além do Biguá I, que transporta até 30 pessoas, continuam em operação normalmente.
Sobre o Aquático-SP
O Aquático-SP é o primeiro sistema público de transporte hidroviário da cidade de São Paulo, operando na represa Billings para atender os moradores de bairros como Grajaú, Cocaia e Pedreira. O trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas tem 5,6 quilômetros e é feito em cerca de 17 minutos — um tempo significativamente menor do que o trajeto equivalente por ônibus, que pode levar até 1h20.
O serviço funciona diariamente, das 5h às 21h, e conta com integração com a rede de ônibus por meio das linhas 606C/10 Circular – Cantinho do Céu e 627M/10 Mar Paulista – Term. Santo Amaro, criadas para facilitar o acesso aos terminais aquáticos.