Metrô firma contratos para serviços técnicos da futura Linha 20-Rosa
O Metrô de São Paulo assinou três contratos com o Consórcio Planal – M3 – Linha 20 Rosa, com foco na realização de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para o projeto da futura Linha 20-Rosa, que ligará a capital paulista ao ABC Paulista.
Objetivo dos contratos
Os trabalhos contratados envolvem o mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas, além do levantamento planialtimétrico cadastral do sistema viário, alinhamento predial e análise de áreas internas de quadras. Também serão estudadas as regiões destinadas à implantação dos pátios de estacionamento e manutenção de trens da nova linha.
O primeiro contrato contempla especificamente o futuro Pátio Santa Marina e a Estação Tabapuã.

Investimento total
Os três contratos somam R$ 5,7 milhões (exatos R$ 5.701.772,68), distribuídos da seguinte forma:
Lote 01
- Valor: R$ 2.234.717,90
- Trecho: Da confluência da Avenida Marquês de São Vicente com a Rua Torres da Barra até a Avenida Faria Lima com a Rua Chilon, em São Paulo.
Lote 02
- Valor: R$ 1.380.404,78
- Trecho: Da Avenida Faria Lima com a Rua Chilon até a Avenida Carlos Liviero com a Rua Aragai, também na capital.
Lote 03
- Valor: R$ 2.086.650,00 (valor implícito pela diferença total)
- Trecho: Da confluência da Avenida Carlos Liviero com a Rua Aragai, em São Paulo, até a Avenida Antonio Cardoso com a Rua Aimberê, já em Santo André, nas proximidades da Estação Santo André da Linha 10-Turquesa.
Prazos para execução
Cada contrato tem validade de 16 meses. Os serviços técnicos deverão ser concluídos em até 12 meses após a emissão da primeira Ordem de Serviço (OS), que deve ocorrer em até 30 dias após a assinatura do contrato. O relatório final deve ser entregue no máximo 30 dias após a conclusão dos trabalhos.
Projeto básico em andamento
Recentemente, o Metrô contratou o desenvolvimento do projeto básico da Linha 20-Rosa. A previsão é que essa etapa seja concluída até meados de 2026. Somente após a finalização desses estudos será possível definir com mais clareza o cronograma de início das obras.
Possível concessão conjunta com a Linha 1-Azul
O governo do Estado de São Paulo estuda a concessão da Linha 20-Rosa à iniciativa privada, junto com a Linha 1-Azul, atualmente a mais antiga do sistema metroviário paulista. O modelo prevê que a concessionária assuma a operação da Linha 1 e seja responsável pela construção da nova linha, que partirá de Santo André, passando por São Bernardo do Campo e diversos bairros paulistanos como Vila Livieira, Cursino, Saúde, Brooklin, Vila Madalena e Lapa.
Apesar dos estudos em andamento, ainda não há prazo definido para a formalização da concessão.
Dados da Linha 20:
- Extensão da 31,1 quilômetros;
- 24 estações;
- Frota de 50 trens;
- Dois pátios: um em Santa Marina e outro em Santo André;
- Pode ser construída em duas fases: Santo André – Saúde – Santa Marina;
- Deve ter bitola 1435mm;
- Terá estações com elevadores de alta capacidade no lugar de escadas rolantes.