Metrô no ABC: três contratos são estabelecidos para a Linha 20

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Metrô firma contratos para serviços técnicos da futura Linha 20-Rosa

O Metrô de São Paulo assinou três contratos com o Consórcio Planal – M3 – Linha 20 Rosa, com foco na realização de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para o projeto da futura Linha 20-Rosa, que ligará a capital paulista ao ABC Paulista.

Objetivo dos contratos

Os trabalhos contratados envolvem o mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas, além do levantamento planialtimétrico cadastral do sistema viário, alinhamento predial e análise de áreas internas de quadras. Também serão estudadas as regiões destinadas à implantação dos pátios de estacionamento e manutenção de trens da nova linha.

O primeiro contrato contempla especificamente o futuro Pátio Santa Marina e a Estação Tabapuã.

Fonte: Metrô de SP

Investimento total

Os três contratos somam R$ 5,7 milhões (exatos R$ 5.701.772,68), distribuídos da seguinte forma:

Lote 01

  • Valor: R$ 2.234.717,90
  • Trecho: Da confluência da Avenida Marquês de São Vicente com a Rua Torres da Barra até a Avenida Faria Lima com a Rua Chilon, em São Paulo.

Lote 02

  • Valor: R$ 1.380.404,78
  • Trecho: Da Avenida Faria Lima com a Rua Chilon até a Avenida Carlos Liviero com a Rua Aragai, também na capital.

Lote 03

  • Valor: R$ 2.086.650,00 (valor implícito pela diferença total)
  • Trecho: Da confluência da Avenida Carlos Liviero com a Rua Aragai, em São Paulo, até a Avenida Antonio Cardoso com a Rua Aimberê, já em Santo André, nas proximidades da Estação Santo André da Linha 10-Turquesa.

Prazos para execução

Cada contrato tem validade de 16 meses. Os serviços técnicos deverão ser concluídos em até 12 meses após a emissão da primeira Ordem de Serviço (OS), que deve ocorrer em até 30 dias após a assinatura do contrato. O relatório final deve ser entregue no máximo 30 dias após a conclusão dos trabalhos.

Projeto básico em andamento

Recentemente, o Metrô contratou o desenvolvimento do projeto básico da Linha 20-Rosa. A previsão é que essa etapa seja concluída até meados de 2026. Somente após a finalização desses estudos será possível definir com mais clareza o cronograma de início das obras.

Possível concessão conjunta com a Linha 1-Azul

O governo do Estado de São Paulo estuda a concessão da Linha 20-Rosa à iniciativa privada, junto com a Linha 1-Azul, atualmente a mais antiga do sistema metroviário paulista. O modelo prevê que a concessionária assuma a operação da Linha 1 e seja responsável pela construção da nova linha, que partirá de Santo André, passando por São Bernardo do Campo e diversos bairros paulistanos como Vila Livieira, Cursino, Saúde, Brooklin, Vila Madalena e Lapa.

Apesar dos estudos em andamento, ainda não há prazo definido para a formalização da concessão.

Dados da Linha 20:

  • Extensão da 31,1 quilômetros;
  • 24 estações;
  • Frota de 50 trens;
  • Dois pátios: um em Santa Marina e outro em Santo André;
  • Pode ser construída em duas fases: Santo André – Saúde – Santa Marina;
  • Deve ter bitola 1435mm;
  • Terá estações com elevadores de alta capacidade no lugar de escadas rolantes.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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