Governo federal aprova inclusão de projeto da TIC Trens no REIDI
O Diário Oficial da União publicou a aprovação do enquadramento de um projeto da Concessionária TIC Trens S.A. no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI). O benefício fiscal é voltado a projetos de infraestrutura nos setores de transporte e mobilidade urbana.
A TIC Trens foi a vencedora, em 2024, do leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, que prevê um serviço de transporte de passageiros entre a Estação Barra Funda, na capital paulista, e Campinas, com parada em Jundiaí.

Além disso, a empresa deve assumir a operação da Linha 7-Rubi da CPTM a partir de novembro de 2025, e será responsável pela implantação de um serviço parador intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas, com paradas nas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos. Esse serviço terá cobrança por quilômetro rodado, com tarifa máxima estimada em R$ 14,00.
As obras dos dois serviços estão previstas para começar em 2026. A entrega do serviço parador intermetropolitano está programada para 2029, enquanto o Trem Intercidades deve ser concluído até 2031.
Para viabilizar os novos serviços, a concessionária MRS Logística será responsável por separar o fluxo de trens de carga entre São Paulo e Jundiaí. Já a TIC Trens deverá construir uma via exclusiva para o Trem Intercidades ao longo desse trecho.