Texto atualizado às 18h15
Em janeiro de 2013, o então governador Geraldo Alckmin participava de uma cerimônia que marcava o início da construção do chamado Bloco A do Pátio Guido Caloi, atualmente utilizado para a manutenção de parte dos trens da Linha 5-Lilás. A área total do pátio supera 176 mil m² – o equivalente a 25 campos de futebol oficiais (65x108m).
Quem visita o local percebe que o espaço é bastante amplo em relação às necessidades da operação da linha, atualmente gerida pela ViaMobilidade. Há inclusive espaços para instalação de mais vias.
Isso porque o pátio foi concebido para ser compartilhado com outra linha metroviária: a Linha 19-Celeste.
O novo eixo metroviário teve recentemente sua licitação lançada para as obras, que devem começar em 2026. Em um primeiro momento, a linha deve ligar Guarulhos (Estação Bosque Maia) ao centro de São Paulo (Anhangabaú), em um trajeto de 17 km. O atendimento à linha será feito pelo Pátio Vila Medeiros, na Zona Norte.

Há ainda um projeto do Metrô para estender a Linha 19 de Anhangabaú até Campo Belo, o que exigiria uma nova área para estacionamento e manutenção dos trens. No entanto, como esse trajeto passa por regiões adensadas, seguindo aproximadamente os eixos das avenidas 9 de Julho e Santo Amaro, a construção de um novo pátio no centro expandido seria inviável. A solução estudada no passado era compartilhar o Pátio Guido Caloi com a Linha 5-Lilás, em um cenário em que essa linha ainda fosse operada pelo Metrô.

Campo Belo: uma “Ana Rosa 2”?
A atual Estação Campo Belo teve seu projeto modificado, o que eliminou a conexão prevista entre as Linhas 5 e 19. No projeto original, a estação seria construída no formato VCA (Via Central Alternada): a Linha 5 ocuparia as vias externas, enquanto a Linha 19 ficaria nas vias centrais.
O enlace entre as linhas
Após Campo Belo, há um trecho entre essa estação e Brooklin onde duas vias centrais se separam das principais. Esse espaço serviria como um enlace entre as duas linhas. Atualmente, essas vias são utilizadas para estacionamento de veículos de manutenção.


Malha futura em constante transformação
Apesar dessa estrutura que poderia abrigar a conexão, a integração operacional entre as linhas 5 e 19 é incerta. Isso porque a Linha 5 foi concedida à iniciativa privada, enquanto a Linha 19 ainda está em implantação e, inicialmente, operará longe da região de Campo Belo.
Falamos do tema em nosso canal no YouTube:
https://youtu.be/HyAhe84awMM?si=3BxKyZ2-UqsRSxHG