Mogi das Cruzes pode estudar tarifa zero nos ônibus

Divulgação

Vereadores de Mogi das Cruzes avaliam a implantação da tarifa zero no transporte por ônibus da cidade. Em uma votação nesta semana, a Câmara Municipal aprovou a realização de estudos para analisar a viabilidade da medida, que pode isentar os passageiros do pagamento da passagem.

O autor da proposta, vereador Iduigues Martins (PT), destaca que outras cidades já adotaram a iniciativa, incluindo a própria capital paulista.

“Santa Isabel, Guararema, São Caetano, São Paulo aos domingos e muitas outras cidades já seguem esse modelo. Dezenas de municípios no Brasil eliminaram a cobrança da passagem de ônibus, um custo que pesa no bolso da população”, argumenta o vereador.

Outro ponto utilizado como justificativa para a proposta é o início da cobrança de pedágio em uma rodovia da cidade.

“Defendo a seguinte ideia: a partir de novembro, infelizmente, teremos um pedágio na cidade. No entanto, a arrecadação do ISS sobre esse pedágio representará uma receita nova para Mogi, um dinheiro que nunca esteve no orçamento público. Esse valor poderia ser destinado a financiar a gratuidade do transporte público municipal”, completou o parlamentar.

O projeto ainda precisa passar por novas aprovações na Câmara Municipal de Mogi antes de ser sancionado ou vetado pelo prefeito.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus