Vereadores de Mogi das Cruzes avaliam a implantação da tarifa zero no transporte por ônibus da cidade. Em uma votação nesta semana, a Câmara Municipal aprovou a realização de estudos para analisar a viabilidade da medida, que pode isentar os passageiros do pagamento da passagem.
O autor da proposta, vereador Iduigues Martins (PT), destaca que outras cidades já adotaram a iniciativa, incluindo a própria capital paulista.
“Santa Isabel, Guararema, São Caetano, São Paulo aos domingos e muitas outras cidades já seguem esse modelo. Dezenas de municípios no Brasil eliminaram a cobrança da passagem de ônibus, um custo que pesa no bolso da população”, argumenta o vereador.
Outro ponto utilizado como justificativa para a proposta é o início da cobrança de pedágio em uma rodovia da cidade.
“Defendo a seguinte ideia: a partir de novembro, infelizmente, teremos um pedágio na cidade. No entanto, a arrecadação do ISS sobre esse pedágio representará uma receita nova para Mogi, um dinheiro que nunca esteve no orçamento público. Esse valor poderia ser destinado a financiar a gratuidade do transporte público municipal”, completou o parlamentar.
O projeto ainda precisa passar por novas aprovações na Câmara Municipal de Mogi antes de ser sancionado ou vetado pelo prefeito.