A futura Linha 14-Ônix, projetada para operar com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), conectará Guarulhos a Santo André, atravessando a zona leste de São Paulo. A construção será realizada pela iniciativa privada e fará parte do mesmo leilão da Linha 10-Turquesa da CPTM, ou seja, o operador vencedor será responsável pela gestão de ambas as linhas.
O edital e o leilão do chamado lote ABC-Guarulhos estão programados para ocorrer ainda este ano.

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Pimentas
- Estação Sacramento
- Estação São Miguel Paulista
- Estação Hospital Jardim Helena
- Estação Vila Jacuí
- Estação Imperador
- Estação Cidade AE Carvalho
- Estação Corinthians-Itaquera
- Estação Hospital Santa Marcelina
- Estação Parque do Carmo
- Estação Rio das Pedras
- Estação Jardim Itápolis
- Estação Sapopemba
- Estação Parque Oratório-Nevada
- Estação Hospital da Mulher – Cidade dos Meninos
Estação Jardim Sorocaba
Uma das paradas da Linha 14-Ônix será a Estação Jardim Sorocaba, situada no bairro Jardim Alzira Franco, em Santo André, entre a Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rua Jacarepaguá. Fica próximo aos bairros Jardim Rina, Parque João Ramalho e Parque Erasmo Assunção.
A região ao redor da estação é predominantemente residencial, com edificações de médio e baixo porte, além de áreas comerciais e de uso misto. Entre os equipamentos públicos próximos estão a Creche Jardim Rina, a EMEIEF Augusto Boal e a EMEI Prof. Sandra Cristina.
Localização da Estação:
Ao lado da estação será construído o Pátio ABC, uma ampla área destinada à manutenção e suporte operacional da linha. A linha 14 poderá ter até quatro pátios.
Estação subterrânea
O projeto prevê uma estação subterrânea com um acesso central, garantindo conectividade e acessibilidade às áreas urbanas vizinhas. A estrutura contará com um mezanino dividido entre área paga e não paga, interligado por passarelas, além de duas plataformas laterais. A construção será realizada pelo método Vala a Céu Aberto (VCA), utilizando concreto armado e materiais metálicos.

Os mezaninos abrigarão o saguão, bilheterias, bloqueios, salas operacionais, salas técnicas e banheiros públicos acessíveis. Todas as salas operacionais contarão com ar-condicionado adequado à ocupação prevista. As plataformas de embarque terão 60 metros de extensão e 6,15 metros de largura.
A acessibilidade será garantida por três módulos de circulação vertical, equipados com elevadores, escadas rolantes e escadas fixas. Além disso, serão feitas adequações viárias no entorno, como a construção de calçadas, rebaixamento de guias, implantação de faixas de pedestres, baias para táxis e bicicletários. Os módulos de circulação vertical terão estrutura metálica e iluminação LED.
Etapas de Implantação da Linha 14-Ônix
A construção da linha será dividida em fases, conforme o cronograma da concessão:
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Rio das Pedras → Conclusão prevista entre o 4º e o 7º ano da concessão.
🔹 Trecho Rio das Pedras – ABC (incluindo a Estação Jardim Sorocaba) → Conclusão entre o 7º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Bonsucesso → Conclusão entre o 8º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho ABC – Jardim Irene → Investimento condicionado à viabilidade futura.