A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) homologou o contrato com a CRRC Sifang do Brasil para o fornecimento de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo, conforme publicação no Diário Oficial.
A empresa já forneceu trens para a SuperVia do Rio de Janeiro, MetrôRio e CPTM, além de estar prevista para fornecer composições para o Metrô de Belo Horizonte e, possivelmente, para o Trem Intercidades. A CRRC Sifang também está envolvida na fabricação de 19 novos trens para o monotrilho da Linha 15-Prata.
Novos trens prontos para operação sem condutor
O documento revela algumas inovações nos novos trens em comparação com os modelos atualmente em circulação, sendo a principal delas a preparação para operar sem a necessidade de um condutor.
De acordo com o edital, “na cabeceira dianteira do Carro A, deverá haver um console de condução embutido, com uma tampa escamoteável e removível, projetada ergonomicamente para permitir operação em pé, conforme a norma UIC 651 OR.”
O Centro de Controle Operacional (CCO) poderá monitorar o atendente que estiver operando manualmente o trem. O edital determina que “no teto, acima do console, será instalada uma câmera com lente grande angular, além de iluminação direcionada para o console, permitindo que o CCO forneça orientações ao atendente, caso seja necessário o acionamento manual.”
Além disso, qualquer tentativa de abertura da tampa escamoteável será registrada e enviada ao registrador de eventos, ao CCO e ao TCMS (Train Control and Monitoring System).
Os novos trens trarão mudanças significativas em relação aos que operam nas Linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo. Entre as novidades estão a passagem contínua entre os carros, portas deslizantes que se abrem para fora e entradas USB, proporcionando mais conforto e praticidade aos passageiros.