Instalação de equipamento para testes com trem da Linha 17-Ouro avança

Trilhos estão instalados na futura estação Campo Belo - Renato Lobo | Via Trolebus

A instalação de trilhos para o monotrilho da Linha 17-Ouro segue em curso, e os trilhos energizados chegaram à futura estação Campo Belo, ponto de encontro com a Linha 5-Lilás de metrô.

O site esteve na futura estação Campo Belo e conferiu os trilhos que fornecem energia para o trem já instalados:

Veículo que anda na viga-guia auxilia instalação dos equipamentos – Renato Lobo | Via Trolebus

Já na futura estação Chucri Zaidan, os suportes que sustentam os trilhos de energia foram instalados:

Suportes para trilhos que fornecem energia na futura estação Chucri Zaidan – Renato Lobo | Via Trolebus

Equipamentos viabilizam testes com trens

A instalação dos equipamentos foi constatada há pelo menos um ano e agora coincide com a energização de algumas estações. Há a expectativa de que os trens iniciem os testes ainda neste ano, já conectados à rede elétrica. Por enquanto, o trem cabeça de série que está no Pátio Água Espraiada tem rodado na via por meio de bateria.

Para 2026, está prevista a entrega da linha, com seus 6,7 quilômetros de extensão, ligando o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária de São Paulo e beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.

Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Estações da Linha 17-Ouro avançam no processo de energização

Duas estações da Linha 17-Ouro estão passando pelo processo de energização, etapa essencial para a ativação de sistemas como escadas rolantes, portas de plataforma e iluminação.

De acordo com a Agis, empresa responsável pela implementação dos sistemas elétricos da linha, a Estação Campo Belo já foi energizada em média tensão.

“Essa fase possibilita a alimentação do sistema de baixa tensão, garantindo o funcionamento de equipamentos como escadas rolantes, portas de plataforma, iluminação, ar-condicionado e ventilação nas estações Campo Belo e Vereador José Diniz”, informou a empresa em comunicado.

A Agis também é responsável pelo desenvolvimento do projeto executivo, além do fornecimento e implementação dos sistemas de alimentação elétrica e infraestrutura auxiliar no trecho entre Washington Luís e Morumbi, incluindo o Pátio Água Espraiada e a Subestação Primária Bandeirantes da Linha 17-Ouro.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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