Prazo para início das obras de trem entre SP e Campinas é revelado

As obras do trem que ligará São Paulo a Campinas já têm data para começar, enquanto as tratativas seguem em andamento nas cidades que receberão o sistema de transporte.

Membros da Prefeitura de Campinas se reuniram com representantes da concessionária TIC Trens, responsável pela implantação do Trem Intercidades (TIC). Participaram do encontro o prefeito Dário Saadi, o secretário de Transportes, Fernando de Caires, e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, além de outras autoridades.

Foto: Rogerio Capela

Prazos e etapas do projeto

De acordo com um comunicado da Prefeitura de Campinas, a construção do Trem Intercidades – Eixo Norte, que ligará a cidade à Barra Funda, em São Paulo, terá início em maio de 2026.

Antes do início das intervenções, é necessário concluir os projetos de engenharia. Segundo representantes da concessionária, atualmente o projeto está na fase de execução do projeto básico, que deve ser finalizado até setembro de 2025. Em seguida, será elaborado o projeto executivo.

O início da operação do Trem Intermetropolitano (TIM), serviço de trens paradores entre Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, está previsto para maio de 2029. Já o Trem Intercidades (TIC), que será um serviço semi-expresso entre Campinas, Jundiaí e Barra Funda, tem previsão de início em abril de 2031.

“O TIC é um sonho antigo da cidade e essa reunião teve o objetivo de alinhar todo o trabalho conjunto para que o cronograma de implantação do trem seja mantido”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

“Estamos colocando nosso time à disposição da Prefeitura de Campinas. Vamos trabalhar de maneira alinhada com o município”, destacou Sérgio Ribeiro, responsável pelas Relações Institucionais da Concessionária TIC Trens.

Estação Campinas

A atual Estação Campinas será utilizada como ponto de chegada e partida dos dois serviços, mas cada um terá uma plataforma exclusiva.

Segundo o comunicado, o TIC utilizará a gare (estação) existente, enquanto o TIM terá uma nova plataforma. Além disso, uma terceira via será dedicada ao transporte de cargas, que precisará ser remanejado.

“O projeto está em fase de desenvolvimento e levará em consideração projetos municipais em andamento”, explicou o superintendente de Engenharia, Maurício Yamamoto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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