Uma das funções da futura Linha 14-Ônix será a integração entre diferentes linhas da zona leste de São Paulo, já que o novo eixo de transporte, projetado pela CPTM, cruzará todas as ligações radiais que partem das áreas mais centrais até as regiões periféricas. A linha deve ligar Guarulhos a Santo André, passando por bairros da zona leste.
Integração com a Linha 15-Prata em Sapopemba
Uma das conexões previstas será a integração entre as Linhas 14 e 15 na Estação Sapopemba. As informações constam na consulta pública das Linhas 10 e 14.
A Estação Sapopemba
Segundo um dos documentos, a Estação Sapopemba da Linha 14-Ônix ficará no bairro Jardim Sapopemba, na cidade de São Paulo, na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas. O entorno da estação é predominantemente residencial, com habitações horizontais de baixo e médio gabarito, além de áreas com uso misto e comercial.

Conexão entre as Linhas 14 e 15
Está prevista a construção de uma estação subterrânea, com dois acessos laterais: um no lado norte e outro conectado diretamente à Linha 15-Prata do Metrô por meio de uma passarela, garantindo acessibilidade e integração eficiente entre os modais.
A estrutura ligará a estação da Linha 14 até o lado oeste da parada do monotrilho.
Para a Estação Sapopemba da Linha 14-Ônix, foi considerado o método construtivo Vala a Céu Aberto (VCA), com um mezanino em área paga e outro em área não paga, além de duas plataformas. A estação também fará conexão direta com o Terminal de Ônibus Sapopemba e com a Linha 15-Prata, permitindo o compartilhamento de acessos entre os sistemas.
A demanda prevista para a estação é de quase 20 mil passageiros por dia.
Outras estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Pimentas
- Estação Sacramento
- Estação Hospital Jardim Helena
- Estação São Miguel Paulista
- Estação Vila Jacuí
- Estação Imperador
- Estação Cidade AE Carvalho
- Estação Corinthians-Itaquera
- Estação Hospital Santa Marcelina
- Estação Parque do Carmo
- Estação Rio das Pedras
- Estação Jardim Itápolis

Trecho compartilhado
A Linha 14-Ônix será atendida por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com trens de 44 metros de comprimento, semelhantes aos que operam na Baixada Santista.
Alguns trechos serão compartilhados com o tráfego local, como entre as estações Jardim Itápolis e Hospital da Mulher/Cidade dos Meninos. Nesses trechos, a sinalização será do tipo Marcha à Vista, onde o controle total do trem será feito pelo operador, semelhante à condução de um ônibus.
Para os trechos segregados, será utilizado o modo semiautomático, garantindo maior velocidade e segurança.
Prazo de entrega dos trechos
A implementação da Linha 14-Ônix será feita por etapas, conforme o cronograma da concessão:
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Rio das Pedras → Conclusão entre o 4º e o 7º ano da concessão.
🔹 Trecho Rio das Pedras – ABC → Conclusão entre o 7º e o 10º ano da concessão (incluindo a Estação Sapopemba).
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Bonsucesso → Conclusão entre o 8º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho ABC – Jardim Irene → Classificado como investimento contingente, podendo ou não ser implementado.